A Sabesp deve elaborar dentro de 30 dias o projeto-executivo da construção do ramal coletivo da rede coletora de esgoto na Travessa João Canzi, na Vila Pereira, em Ferraz de Vasconcelos. A obra que servirá para concluir o restante da rede no lado esquerdo no sentido início-fim da Rua Novo Milênio dependia apenas da autorização de três proprietários de terrenos, porém, as permissões foram entregues a Divisão do Polo de Manutenção no Alto Tietê, nesta terça-feira, dia 05, em Suzano, pelo vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT).
A instalação do ramal coletivo foi à solução técnica encontrada para resolver o problema dos moradores, já que aquele trecho da citada via pública possui a chamada soleira invertida, ou seja, não dispõe de queda para a rua. A obra terá uma extensão média de 110 metros de cumprimento. Com isso, os dejetos vão desembocar na rede tronco localizada na Rua João Canzi. A construção da rede coletora foi reivindicada a Sabesp, em 2014, por Claudio Ramos e, finalmente, agora terá o seu desfecho em benefício da comunidade.
Depois de conquistar o término da referida rede coletora de esgoto na Rua Novo Milênio, o petista continua a sua luta para viabilizar a continuação da galeria de água pluvial e de esgoto na Rua Paulo Faleiros do Nascimento até a Rua João Canzi. Neste caso, as possíveis ligações estão aguardando a autorização de uma empresária porque a obra passa justamente por dentro da área privada. A própria Sabesp já tentou convencer a proprietária da ideia, no entanto, não obteve sucesso. Por isso, a missão está no momento com o secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos.
Além disso, Claudio Ramos também espera a construção de 300 metros de redes de água e esgoto na Carlos Alberto Toledo Sampaio, na Vila Cristina. Em compensação, apesar de a Sabesp ter interesse na obra o serviço de infraestrutura para atender mais de 12 famílias não carece apenas da boa vontade da companhia. Na realidade, por estar situada numa Área de Proteção Permanente (APP), o trabalho precisaria de alterações na legislação ambiental. Portanto, para se materializar o sonho daqueles munícipes não dependerá somente de apoio político do vereador petista.
Por Pedro Ferreira, em 05/09/2017.