Comissão promete estudar contrato de concessão do transporte público

Vereador Luiz Tenório abre comissão para discutir transporte  públicoCom a aprovação em única discussão pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, dia 29, a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) promete estudar o contrato de concessão do transporte público do município a empresa Radial. Autor do projeto de resolução, o vereador (foto) Luiz Tenório de Melo (PR) criticou a qualidade do serviço oferecido à população pela concessionária Radial. Para ele, o setor está largado na cidade e a empresa faz o que quer, apesar da reclamação constante de usuários.

Ainda, de acordo com ele, ao analisar o contrato de concessão cuja validade vai até 2020, o grupo de trabalho terá a oportunidade de verificar com exatidão os direitos e deveres da concessionária. Luiz Tenório questiona a frota insuficiente, a falta de acessibilidade,  atrasos e o preço da tarifa de R$3,00. “Dizem que a Radial presta um bom serviço em Poá e em Suzano, porém, não faz a mesma coisa em nosso município. Afinal, todos os dias, constatamos e recebemos queixas de passageiros insatisfeitos com a empresa”, avisa Luiz Tenório.

Já o vereador e líder da bancada do PSB na Casa, Willians Santos, o Willians do Gás disse que respeita a cobrança por melhorias no transporte público, mas, adiantou que a Radial é uma parceira do município. Por isso, ele pediu cautela à futura comissão para não cometer injustiça. O presidente do Legislativo, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, afirmou que também é favorável a fiscalização da empresa, no entanto, discorda do chamado transporte alternativo feito no município por taxistas. “Compreendo a importância da Radial, todavia, o usuário tem razão quando reclama de falha no atendimento”, diz.

Por sua vez, os vereadores Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, Maria Simplício Nascimento (PT), Roberto Antunes de Souza (PMDB), Marcos Antonio Castello (Solidariedade), o Ratinho, Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete e Claudio Ramos Moreira (PT) também apoiam a iniciativa para discutir o transporte público e a mobilidade urbana na cidade. A futura comissão será formada por cinco vereadores e terá um prazo de funcionamento de 60 dias para concluir o seu relatório, contudo, esse tempo inicial poderá ser prorrogado dependendo do curso dos trabalhos.