You are currently viewing Com 13 emendas, Câmara aprova orçamento para 2016

Com 13 emendas, Câmara aprova orçamento para 2016

Vereadores aprovam orçamento para 2016 em 1º turnoCom um total de 13 emendas modificativas, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno do projeto de lei que versa sobre a elaboração e a fixação da Lei Orçamentária Anual (LOA) da cidade para o ano que vem. A votação unânime da matéria do Poder Executivo ocorreu na sessão ordinária (foto), na segunda-feira, dia 23. Em 2016, a administração estima obter uma arrecadação de R$314,8 milhões, contra R$310 milhões, este ano. Dessa previsão, R$118 milhões destinam-se a pasta da Educação. O texto alterado deve voltar a pauta na próxima segunda-feira, dia 30.

Apesar de receber 13 emendas dos vereadores, a maioria delas corre o sério risco de ser vetadas pelo prefeito municipal, já que, os parlamentares têm um limite máximo para o remanejamento de verba, porém, estouraram esse dispositivo legal. O redutor faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº86/2015), que estabelece o valor de 1,2% da previsão da receita líquida de R$259,8 milhões, em 2015. No fundo, isso significa um montante de R$3,1 milhões para serem destinados a emendas, porém, a metade desse percentual precisa ser direcionada à Saúde.

Fora dessa obrigatoriedade, os vereadores apresentaram mais de R$3,1 milhões, ou seja, o dobro do que é permitido. Em compensação para a área da Saúde, o plenário votou apenas uma emenda no valor de R$300 mil visando à construção de um centro de fisioterapia, na região da Vila Santa Margarida. Com isso, os parlamentares tinham ainda de mais de R$1,2 milhão para redirecionar da peça orçamentária. Por isso, somente a sugestão do vereador Antonio Carlos Alves Correia (sem partido), o Tonho estaria garantida, em tese. Já o restante vai depender do processo de seleção pelo Executivo.

O detalhe é que as emendas feitas ao orçamento para 2016 têm caráter impositivo, ou seja, uma vez aprovadas em plenário e sancionadas pelo Executivo, o gestor terá que cumpri-las. Hoje, tanto a presidência da República, como os governos estaduais e municipais não são obrigados a executar as modificações apresentadas, respectivamente, por deputados federais, estaduais e vereadores. Por isso, os autores precisam ficar atentos para não fazer sugestões que impliquem no remanejamento de gastos indispensáveis em Saúde, Educação, Seguridade Social e folha de pagamento.