CMDCA e Fundação Abrinq promovem ato contra o trabalho infantil no centro

Val (1º esq), vereadora Ana do PV na mobilização contra o trabalho infantil em FerrazO Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ferraz de Vasconcelos realizou em parceria com a Fundação Abrinq para os Direitos da Criança e do Adolescente, de São Paulo, a 4ª Mobilização Rápida denominada de “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. O ato (foto) para sensibilizar a sociedade contra o trabalho infantil ocorreu nesta quarta-feira, dia 12, das 12 às 13h, na Praça Independência, no centro. Na mesma data, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O protesto conseguiu mobilizar inúmeras pessoas, no município. Além do CMDCA e da Fundação Abrinq, o movimento em Ferraz de Vasconcelos reuniu ainda a presença de representantes de entidades sociais locais, entre elas, o OiaEU, o Laços Eternos, o Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os participantes distribuíram panfletos com mensagens de conscientização e brindes como, por exemplo, lixeira para carro e porta vale-transporte. As duas piores formas de trabalho infantil acontecem nas atuações de engraxates, flanelinhas, vendedores ambulantes e exploração sexual comercial.

Em Ferraz de Vasconcelos, segundo o último censo demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística existiam duas mil crianças e desse total 287 tinham idade de dez a 13 anos. De acordo com o presidente do CMDCA, Francisco Valusterno de Araújo, o Val (foto-abaixo), a 5ª edição de mobilização rápida contra o trabalho infantil alcançou o seu objetivo. Já a técnica do Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, Ana Paula Wesch disse que a entidade apoia o movimento, em Ferraz de Vasconcelos desde 2006. A meta visa evitar que crianças fiquem nas ruas.

Presidente do CMDCA de FV, Francisco Valusterno de Araújo, o ValAlém de Ferraz de Vasconcelos, o evento ocorreu, simultaneamente, em São Paulo e Campinas (SP), Recife e Petrolina (PE) e em João Pessoa e Sapé (PB). No ano passado, o Programa Nossas Crianças beneficiou, diretamente, mais de cinco mil criança e adolescentes. O projeto foi criado, em 1993, e além de oferecer repasse financeiro para que organizações sociais aumentem o número de vagas garantindo, com isso, atendimento de qualidade também fornece apoio técnico e media a doação de produtos e serviços. A iniciativa está presente em 48 municípios situados em 12 estados brasileiros.

                                                               Vereadores

O ato na Praça Independência contou também com a participação dos vereadores Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema, Maria Simplício Nascimento (PT) e Flavio de Albuquerque Castilho (PSC), o Flavio do Depósito, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Viviane Vieira dos Santos, da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Denise Andrade e da coordenadora da mesma pasta, Elisabete Bento de Souza, a Bete, entre outra, autoridades. Val agradece a presença de todos.