Claudio Ramos debate a saúde pública municipal e estadual

Vereador Claudio Ramos (centro) lidera discussão sobre públicaA realidade da saúde pública municipal e estadual foi discutida em plenária promovida pelo vereador ferrazense (foto-centro) Claudio Ramos Moreira (PT), na sexta-feira, à noite, dia 21, na Câmara Municipal, no centro. O ato reuniu o deputado federal, Devanir Ribeiro (PT-SP), o chefe de gabinete do deputado estadual, Luiz Moura (PT), João de Oliveira, a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP), Kátia Aparecida dos Santos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), José Juvenal dos Santos, o Juca, e representantes de vários bairros da cidade, entre outras, autoridades.

Presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, Devanir Ribeiro que exerce o seu terceiro mandato de deputado federal disse que a sociedade precisa lutar por seus direitos de um modo geral, especialmente, na área de saúde. Além disso, o petista lamentou o fato de o governo estadual não aceitar fazer parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, o setor de saúde está um verdadeiro caos no país inteiro. Devanir Ribeiro elogiou Claudio Ramos por discutir a saúde local e estadual. “O vereador é um agente político bastante útil ao povo. Afinal, é ele quem reside no município”, comenta o deputado

Representando o deputado estadual, Luiz Moura que não pôde comparecer ao evento por motivo superior, João de Oliveira criticou o governo estadual por não investir o suficiente em saúde. Aliás, o chefe de gabinete acusou o Palácio dos Bandeirantes de incompetente. Na reunião, João de Oliveira declarou ainda que Luiz Moura apoia a discussão proposta por Claudio Ramos e o abaixo-assinado em andamento para cobrar providências a Justiça em relação à falta de médicos especialistas no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. Já a diretora regional do Sindsaúde-SP, Kátia Aparecida afirmou que teme a terceirização da unidade. Segundo ela, o Regional funciona de maneira precária.

Moradores participam de ato contra a saúde pública em FerrazO presidente do Comus-FV, Juca atacou a forma desrespeitosa como o órgão é tratado pelo governo municipal, apesar de possuir função deliberativa, ou seja, aprovar ou não as ações desenvolvidas no setor local. Para Claudio Ramos, o debate a respeito da saúde pública municipal e estadual é uma demonstração de cidadania. Em sua opinião, a sociedade não pode cruzar os braços e, simplesmente, esperar as autoridades responsáveis promoverem o que bem entender. O vereador anunciou também que além de liderar o abaixo-assinado objetivando o pedido de uma ação civil pública pelo Ministério Público (MP) contra o caos no Regional, ele pretende fazer um ato simbólico em frente à citada unidade. A meta é reunir mais de duas mil pessoas, em breve. O petista agradeceu o público presente (foto) e as autoridades, entre elas, o presidente municipal do PT, Ivanilton de Araújo dos Santos, o Cabelo e do PPL, João Bispo.

Por Pedro Ferreira.