Somente no segundo semestre do ano passado, os quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ferraz de Vasconcelos realizaram 29.116 atendimentos de usuários. Já no Cadastro Único (Cadùnico) foram 16.387 procedimentos. Os números foram divulgados durante audiência pública da Secretaria Municipal de Assistência Social (foto), na quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal, no centro.
Por sua vez, nos Centros Especializados de Assistência Social (Creas), os órgãos trataram de 173 medidas socioeducativas e promoveram 725 atendimentos individuais. Em relação aos investimentos próprios no setor, a cidade desembolsou R$11 milhões em 2021, de um orçamento estimado de R$12,6 milhões. Na prática, quase a metade dos recursos foram de subvenções a entidades parceiras.
A audiência pública na Comissão Permanente de Promoção de Assistência e Desenvolvimento Social, presidida pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT), reuniu o secretário, Robson Xisto, o secretário-executivo, Rodrigo Siqueira, e o diretor de proteção especial do órgão, Alberto Medeiros. Além deles, o membro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Walter de Souza também participou do ato.
Além disso, a prestação de contas contou ainda com as presenças dos vereadores Ananias Coelho Neto (PSC), o Neto Cambiri, José Juca de Araújo Neto (PSC), Eliel de Souza (PL), Claudio Roberto Squizato (PL) e Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco, entre outras autoridades. O evento ocorreu em cumprimento a lei municipal nº 3.256, de 11 de setembro de 2015.
Mobilidade Urbana
Na sequência, foi a vez da Comissão Permanente de Transporte Público (CPTP), também comandada por Claudio Ramos realizar a audiência pública (foto) referente às atividades da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, no ano passado. A reunião recebeu o titular da pasta, Marcelo Dearo de Carvalho, o secretário-executivo e ex-vereador Willians Santos, o Willians do Gás e servidores do órgão.
Por Pedro Ferreira, em 28/04/2022.