As obras do futuro shopping no antigo complexo poliesportivo, na Vila Romanópilis, em Ferraz de Vasconcelos já estão inclusive no seu começo (foto) depois de muitos anos de expectativa, porém, a instalação do empreendimento comercial que promete mudar a economia local continua suscitando muitas dúvidas. Por isso, para passar a limpo o assunto, a Câmara Municipal aprovou um requerimento, na segunda-feira, dia 23. Nele, a Casa pede cópias de projetos e de toda documentação de 2011 até o presente momento.
No documento, o Poder Legislativo cobra, por exemplo, cópia do edital da concorrência pública nº 007/2011, da formação do consórcio liderado pela empresa Matec Engenharia, devidamente, registrado na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), de projetos aprovados relacionados à construção do shopping center, tais como: da movimentação de terra e seus respectivos alvarás de execução, do estrutural, de drenagem e de estabilização de taludes, assim como, do cronograma físico e financeiro da obra.
Além disso, a Câmara Municipal quer ainda o envio da documentação de empresas responsáveis pelos recentes serviços de sondagem e de terraplanagem, contendo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e registros no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). A Casa solicita também dados sobre a canalização do córrego que passava por dentro do imóvel cedido a Matec Engenharia, o número de matrícula, o contrato assinado pela atual administração e de demais acordos formalizados.
O Poder Legislativo questiona ainda se aconteceu algum tipo de alteração na planta original e, em caso positivo, que o governo municipal justifique os motivos da medida. Os investimentos no shopping podem chegar a R$90 milhões. Por sua vez, assina o requerimento os vereadores Claudio Ramos Moreira (PT), José Aparecido Marabraz (PT), o Aparecido Marabraz, Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, Ezequias Felippe Rodrigues (PCdoB), o Vai Chover e Antonio Marcos Atanazio (PMDB), o Marcos BR.
Por outro lado, Vai Chover e Renatinho Se Ligue apresentaram ao mesmo requerimento, respectivamente, dois adendos, ou seja, que a empresa Matec Engenharia instale uma placa da obra indicando o início, a previsão de conclusão, o valor e o nome do engenheiro responsável e qual o destino dos R$7,5 milhões de contrapartida. De um modo geral, os vereadores afirmam que são favoráveis a construção do shopping, no entanto, eles não podem abrir mão do seu papel de fiscalizar por envolver o interesse público local.
Por Pedro Ferreira, em 25/10/2017.