A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos por intermédio do seu presidente, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, lamentou a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. O atleta do século (foto), título concedido pelo Comitê Olímpico Internacional faleceu aos 82 anos, nesta quinta-feira, dia 29, no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos.
Para Inha (foto), na realidade, morreu o cidadão brasileiro e mundial Edson Arantes do Nascimento, mas o Rei Pelé continuará sendo eterno, ou seja, vai permanecer vivo no imaginário dos brasileiros e do restante do planeta. “O Pelé é, de fato, uma lenda e, portanto, sempre será lembrado não só por aqueles que adoram o futebol, no entanto, o deporto de um modo geral”, comentou.
Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, no sul de Minas Gerais, porém, o filho de João Ramos do Nascimento, o Dondinho, também jogador de futebol e de Celeste Arantes, hoje, centenária, moradora em Santos, no litoral paulista deixou o interior mineiro apenas aos três anos de idade indo morar em Bauru (SP). Lá, com dez anos, começou a carreira no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube.
Na época, conquistou o bicampeonato paulista de 54 e 55. No ano seguinte, o então garoto Pelé (foto) foi levado para treinar no Santos Futebol Clube, pelo também jogador Waldemar de Brito. Em jogo treino, o atleta do século marcou quatro gols, quando o seu time ganhou de 6 a 1. A sua primeira partida oficial ocorreu no dia 7 de setembro de 1956, em um jogo amistoso contra o Corinthians. Com dois gols de Pelé, o Santos goleou por 7 a 1.
Aliás, Pelé atuou durante 18 anos no alvinegro da Vila Belmiro. No time do peixe foi bicampeão da Taça Libertadores da América e bicampeão mundial (62 e 63), campeão da Taça de Prata, em 68, cinco vezes da Taça Brasil (61, 62, 63, 64 e 65), quatro do Torneio Roberto Nunes Pedrosa, o chamado Rio-São Paulo (59,63, 64 e 66). Na seleção brasileira (foto), conquistou os títulos mundiais de 58, 62 e 70, inigualável.
Na carreira, marcou 1.282 gols. Depois de jogar no Santos, Pelé foi exibir o seu talento no Cosmos, nos Estados Unidos da América, de 75 a 77. O Rei aposentou-se dos gramados em 1977. Em 94, foi nomeado o Embaixador da Boa Vontade da Unesco. Em 95, ocupou o ministério do Esportes na primeira gestão do então presidente, Fernando Henrique Cardoso.
Despedida
O corpo do Rei Pelé será levado da capital paulista até Santos na madrugada do próximo dia 02. O velório ocorre no gramado da Vila Belmiro das 10h da mesma data, permanecendo no local para receber as homenagens até às 10h do dia seguinte. Depois, o caixão percorrerá algumas avenidas e ruas de Santos passando em frente a residência da Dona Celeste (canal 6) para finalmente ser sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica.
Por Pedro Ferreira, em 30/12/2022.