Câmara Municipal aprova o feriado do Dia da Consciência Negra

Vereador Tonho comemora a criação do feriado do Dia da Consciência NegraA Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão o projeto de lei que dispõe sobre a criação do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. A votação da matéria do Poder Executivo ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 06. A instituição da data em homenagem a Zumbi dos Palmares vinha sendo articulada pelo vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho havia vários anos.

No fundo, o prefeito local, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló tinha prometido a institucionalização após a sua eleição, no ano passado. Para o Poder Executivo, o feriado municipal do Dia da Consciência Negra serve como um momento de reflexão sobre a importância da cultura e da influência do povo africano, no Brasil. Afinal, os negros contribuíram e continuam dando seu legado a história, a política, a gastronomia e religião, entre outros, segmentos em todo o País.

No Alto Tietê, além de Ferraz de Vasconcelos já adotaram o feriado local do Dia da Consciência Negra, Suzano, Arujá e Santa Isabel, assim como, Guarulhos, as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro e Santo André, no ABC paulista, entre outros, municípios. No Brasil, mais de 780 cidades já decretaram feriados municipais, em 20 de novembro. O texto de Ferraz deverá ser apreciado em segundo turno na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das 18h. Depois, o conteúdo vai à sanção do Executivo.

Para Tonho, a homenagem a Zumbi dos Palmares será um marco na história do município. “Vamos providenciar um grande evento no dia 20 de novembro para festejarmos essa importante data”, disse Tonho. Em nome da comunidade negra ferrazense, ele agradece ao prefeito, Filló por apresentar o projeto. Em breve, o vereador pretende propor a criação do Conselho Municipal de Negro. A iniciativa já está em fase de conclusão por sua assessoria.