O cientista brasileiro (foto) Arthur Ávila, de 35 anos, deverá ser homenageado com uma moção de aplauso pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos por ganhar a Medalha Fields por ocasião da 27º Congresso Internacional de Matemáticos, no último dia 12, em Seul, na Coréia do Sul. O texto de autoria da Mesa Diretora da Casa será votado em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25, a partir das 18h.
Carioca e pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, conquistou a Medalha Fields entregue a cada quatro anos pela União Internacional de Matemática (IMU) voltada a cientistas até 40 anos. A concessão da Medalha Fields é considerada pela comunidade científica em todo o planeta como o “Prêmio Nobel de Matemática”. Arthur Ávila contribuiu para o mapeamento de evolução de epidemias e do seu controle.
Ele é o primeiro sul-americano é alcançar o prêmio e, portanto, precisa ser enaltecido por todo o povo brasileiro. Para os membros da Mesa Diretora, a conquista inédita do cientista carioca deve servir como instrumento de incentivo aos estudos de alunos em geral, assim como, estimular os professores de matemática a dedicar-se cada vez mais ao exercício do magistério. Afinal, a façanha de Arthur Ávila comprova que na vida tudo é possível quando, de fato, existe interesse em atingir o ápice.
Além do homenageado, cópia da moção de aplauso também será encaminhada a Secretaria Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos. A ideia é que o documento seja, amplamente, divulgado aos estudantes locais. Assinam o documento, o presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, o vice, Roberto Antunes de Souza (PMDB) e os secretários, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete.
Por Pedro Ferreira.