Câmara homenageia o ganhador de “Prêmio Nobel”

Matemático carioca Arthur Ávila ganhador de prêmio internacionalO cientista brasileiro (foto) Arthur Ávila, de 35 anos, deverá ser homenageado com uma moção de aplauso pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos por ganhar a Medalha Fields por ocasião da 27º Congresso Internacional de Matemáticos, no último dia 12, em Seul, na Coréia do Sul. O texto de autoria da Mesa Diretora da Casa será votado em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25, a partir das 18h.

Carioca e pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, conquistou a Medalha Fields entregue a cada quatro anos pela União Internacional de Matemática (IMU) voltada a cientistas até 40 anos. A concessão da Medalha Fields é considerada pela comunidade científica em todo o planeta como o “Prêmio Nobel de Matemática”. Arthur Ávila contribuiu para o mapeamento de evolução de epidemias e do seu controle.

Ele é o primeiro sul-americano é alcançar o prêmio e, portanto, precisa ser enaltecido por todo o povo brasileiro. Para os membros da Mesa Diretora, a conquista inédita do cientista carioca deve servir como instrumento de incentivo aos estudos de alunos em geral, assim como, estimular os professores de matemática a dedicar-se cada vez mais ao exercício do magistério. Afinal, a façanha de Arthur Ávila comprova que na vida tudo é possível quando, de fato, existe interesse em atingir o ápice.

Além do homenageado, cópia da moção de aplauso também será encaminhada  a Secretaria Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos. A ideia é que o documento seja, amplamente, divulgado aos estudantes locais. Assinam o documento, o presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, o vice, Roberto Antunes de Souza (PMDB) e os secretários, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete.

Por Pedro Ferreira.