Como os vereadores estão em período de recesso, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos decidiu cancelar a sessão extraordinária que seria feita na manhã desta terça-feira, dia 23. Na realidade, o presidente da Casa, vereador Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha (foto) havia convocado os parlamentares de maneira verbal durante a última sessão extraordinária no dia 12 do corrente. Na ocasião, o plenário aprovou quatro matérias em primeira discussão do Poder Executivo.
O principal texto trata sobre a minirreforma administrativa que reduz de 17 para 14 o número de secretarias municipais. Por sua vez, com a medida, a Prefeitura da cidade aproveita para recriar a pasta da Segurança extinta, em 2016. Com isso, no período, as ações da futura pasta estão subordinadas a de Governo. A volta de um setor exclusivo para tratar da segurança da população ferrazense é uma reivindicação da classe política, em geral.
Além disso, o projeto de lei complementar também altera a nomenclaturas de algumas secretarias, entre elas, da Indústria e Comércio que passará a chamar-se de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário. O texto extingue ainda a Secretaria Municipal de Comunicação Social que terá apenas um departamento vinculado à pasta de Governo. Em contrapartida, o cancelamento da sessão extraordinária não representa nenhum prejuízo para o dia a dia da municipalidade.
Por outro lado, os demais projetos constantes da ordem do dia da sessão extraordinária cancelada apenas adequam a nova estrutura administrativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA) de 2018 a 2021. A nova votação das matérias em segundo turno ainda não tem data marcada pela Mesa Diretora da Casa.
Por Pedro Ferreira, em 23/01/2018.