You are currently viewing Criação de campanha de conscientização contra o parto prematuro poderá ser votada na terça-feira

Criação de campanha de conscientização contra o parto prematuro poderá ser votada na terça-feira

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos poderá votar em primeira discussão o projeto de lei que dispõe sobre a criação da campanha de sensibilização sobre a prematuridade. A deliberação do chamado “Novembro Roxo” ocorre na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 29, a partir das 9h. A matéria é de autoria do vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco.

A campanha será realizada anualmente no mês de novembro e terá como finalidade promover atividades e, ao mesmo tempo, mobilizar e direcionar ações voltadas ao enfrentamento do parto prematuro. Na prática, o evento vai focar na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização dos riscos inerentes ao assunto, assim como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e de suas famílias.

Além disso, o plenário da Casa também poderá apreciar em primeiro o projeto de lei que trata da prevenção ao suicídio, denominada de “Setembro Amarelo” e, consequentemente, coloca a data no calendário oficial de Ferraz de Vasconcelos. De acordo com a proposta, a data alusiva ao alerta contra o suicídio deverá ser realizada anualmente no dia 10 de setembro.

Para Teteco (foto), o Setembro Amarelo terá por finalidade promover palestras e seminários para orientar a população sobre como reconhecer os sinais de possíveis suicidas e oferecer eventos direcionados aos profissionais de saúde e, portanto, qualificá-los melhor para fazer a identificação de pacientes que enquadrem neste perfil. O evento ampliará a divulgação de eventuais sintomas de comportamento e de índole suicida.

Por Pedro Ferreira, em 25/03/2022.