You are currently viewing David Júnior propõe campanha para descobrir de maneira precoce o câncer infantojuvenil

David Júnior propõe campanha para descobrir de maneira precoce o câncer infantojuvenil

Para prevenir de forma precoce o câncer infantojuvenil, o vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior (foto), apresentou um projeto de lei que institui a campanha “Setembro Dourado” no calendário Oficial de Datas e Eventos de Ferraz de Vasconcelos. O texto tramita nas comissões competentes da Casa e ainda não possui uma data para ser votado em dois turnos pelo plenário.

De acordo com a matéria, o chamado “Setembro Dourado” tem como objetivo principal promover ações que destaquem a importância do diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil. Na prática, o evento preventivo consistirá em palestras e seminários para conscientizar, orientar e alertar a população em geral sobre a descoberta antecipada da doença.

Além disso, o projeto de lei prevê que a campanha sirva ainda para aumentar a divulgação e exposição do tema, por meio físico e digital, detalhando assim os tipos mais frequentes do câncer em crianças e adolescentes, bem como os respectivos sinais e sintomas da enfermidade. A proposta pretende incentivar ainda a realização de exames para investigação de possíveis casos de câncer infanto-juvenil.

A campanha “Setembro Dourado” terá como símbolo um laço de fita na aludida cor que será usado durante todo o mês mencionado na divulgação do evento. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2020 a 2022, está sendo estimado o registro de 8.460 casos da doença em crianças e adolescentes. Ainda, de acordo com o órgão, das 4.310 descobertas atingem as do sexo masculino e 4.150 do feminino.

Por Pedro Ferreira, em 22/03/2022.