You are currently viewing Apesar do anúncio, vereador pede urgência na instalação da Delegacia da Mulher na cidade

Apesar do anúncio, vereador pede urgência na instalação da Delegacia da Mulher na cidade

Sabedor da burocracia que infelizmente impera no serviço público em geral, o vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) pediu urgência na instalação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Ferraz de Vasconcelos, já que a unidade foi autorizada pelo governo estadual no dia 24 de fevereiro deste ano. Além disso, o parlamentar (foto) disse esperar que o anúncio da vinda dessa casa multifuncional não fique apenas no campo da promessa, sobretudo, por tratar-se de um ano eleitoral.

Para ele, a violência contra à mulher na cidade vem ganhando a cada dia proporções inimagináveis e, portanto, o poder público não pode e não deve permanecer inerte ao assunto que tanto assola e destrói para o resto da vida, o convívio familiar. Ainda, de acordo com o vereador, que durante mais de 30 anos trabalhou na segurança pública, primeiramente, na Polícia Militar e depois na Civil, os crimes sexuais aumentam de maneira assustadora e, neste caso, exigem um aparato imediato dos órgãos afins.

No ano passado, Ferraz registrou 40 estupros e mais de 28 casos contra pessoas vulneráveis. Já em 2022, já foram computados três estupros de vulneráveis, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Mas, em 05 de fevereiro deste ano, a essa estatística macabra se somou um crime de feminicídio. A vítima Thais Oliveira tinha apenas 28 anos de idade. O marido Samuel Oliveira foi preso em flagrante. Antes de ser assassinada, a dona de casa pediu socorro aos vizinhos, no entanto, não houve tempo.

“Na verdade, na minha modesta experiência na segurança pública posso garantir que o crime de homicídio é o mais difícil de ser evitado tendo em vista que a ação do assassino é sempre muito repentina e não tem como a polícia está presente em todos os cantos da cidade”, explicou Roberto de Souza. Em 2020, a cidade registrou 13 homicídios dolosos e, no ano passado, foram 14 casos, o que significa um aumento de mais de 7%, de acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública.

                                    Comodidade

Com a autorização, o Palácio dos Bandeirantes prometeu que vai adotar os trâmites necessários para, de fato, instalar uma DDM em Ferraz de Vasconcelos, todavia, não há um prazo. Hoje, o estado tem 138 unidades, sendo 11 delas atendendo 24h, além da versão online na qual é possível fazer ocorrências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem precisar sair de casa. Além do Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO), as vítimas podem também solicitar medidas protetivas.

Por Pedro Ferreira, em 17/03/2022.