You are currently viewing Apesar do anúncio, vereador pede urgência na instalação da Delegacia da Mulher na cidade

Sabedor da burocracia que infelizmente impera no serviço público em geral, o vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) pediu urgência na instalação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Ferraz de Vasconcelos, já que a unidade foi autorizada pelo governo estadual no dia 24 de fevereiro deste ano. Além disso, o parlamentar (foto) disse esperar que o anúncio da vinda dessa casa multifuncional não fique apenas no campo da promessa, sobretudo, por tratar-se de um ano eleitoral.

Para ele, a violência contra à mulher na cidade vem ganhando a cada dia proporções inimagináveis e, portanto, o poder público não pode e não deve permanecer inerte ao assunto que tanto assola e destrói para o resto da vida, o convívio familiar. Ainda, de acordo com o vereador, que durante mais de 30 anos trabalhou na segurança pública, primeiramente, na Polícia Militar e depois na Civil, os crimes sexuais aumentam de maneira assustadora e, neste caso, exigem um aparato imediato dos órgãos afins.

No ano passado, Ferraz registrou 40 estupros e mais de 28 casos contra pessoas vulneráveis. Já em 2022, já foram computados três estupros de vulneráveis, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Mas, em 05 de fevereiro deste ano, a essa estatística macabra se somou um crime de feminicídio. A vítima Thais Oliveira tinha apenas 28 anos de idade. O marido Samuel Oliveira foi preso em flagrante. Antes de ser assassinada, a dona de casa pediu socorro aos vizinhos, no entanto, não houve tempo.

“Na verdade, na minha modesta experiência na segurança pública posso garantir que o crime de homicídio é o mais difícil de ser evitado tendo em vista que a ação do assassino é sempre muito repentina e não tem como a polícia está presente em todos os cantos da cidade”, explicou Roberto de Souza. Em 2020, a cidade registrou 13 homicídios dolosos e, no ano passado, foram 14 casos, o que significa um aumento de mais de 7%, de acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública.

Comodidade

Com a autorização, o Palácio dos Bandeirantes prometeu que vai adotar os trâmites necessários para, de fato, instalar uma DDM em Ferraz de Vasconcelos, todavia, não há um prazo. Hoje, o estado tem 138 unidades, sendo 11 delas atendendo 24h, além da versão online na qual é possível fazer ocorrências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem precisar sair de casa. Além do Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO), as vítimas podem também solicitar medidas protetivas.

Por Pedro Ferreira, em 17/03/2022.