You are currently viewing Vereador Eliel Fox vai cobrar reenvio do projeto que trata da revisão do Plano Diretor

Vereador Eliel Fox vai cobrar reenvio do projeto que trata da revisão do Plano Diretor

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 21, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox disse que pretende elaborar nos próximos dias um requerimento cobrando o Poder Executivo sobre a revisão do Plano Diretor (PD). Segundo ele, o processo de atualização encontra-se atrasado e, portanto, a atual gestão precisa dar uma solução para o impasse que se arrasta desde 2016, conforme determina o Estatuto das Cidades.

Para Eliel Fox (foto), com a revisão do Plano Diretor será possível realizar o planejamento do município para os próximos dez anos como, por exemplo,  regulamentar as atuais zonas urbanas e, ao mesmo tempo, propor outras para desta forma incentivar o desenvolvimento da cidade em geral. Na prática, o vereador acredita que com a atualização do Plano Diretor finalmente Ferraz dará um passo importante para, de fato, enfrentar os seus problemas, entre eles, a regularização fundiária.

Ele ressalta ainda que em 2016, a então gestão local chegou inclusive a enviar um projeto de lei com esse objetivo à Câmara Municipal, porém, no início do governo de José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, pediu a retirada da matéria. Na época, o Palácio da Uva Itália garantiu que precisava fazer alguns ajustes no texto citando como destaque a falta de previsão do espaço aéreo. O assunto tinha sido questionado pelo Ministério da Defesa.

Em todo caso, o fato é que transcorreu toda a administração anterior e a revisão do Plano Diretor não saiu do papel, apesar das inúmeras cobranças do Poder Legislativo. Com isso, as esperanças foram depositadas na prefeita, Priscila Gambale (PSD). Aliás, de acordo com a avaliação do presidente da Casa, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, a expectativa é que o projeto de lei seja encaminhado até o final deste ano. A incumbência está sob a responsabilidade da pasta do Planejamento Urbano.

Por Pedro Ferreira, em 22/09/2021.