You are currently viewing Ex-titular da Fazenda deve ser homenageada com título de cidadã ferrazense

Ex-titular da Fazenda deve ser homenageada com título de cidadã ferrazense

A  ex-secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva (foto) deverá ser agraciada com a principal honraria de Ferraz de Vasconcelos, em breve. O projeto de decreto legislativo que dispõe sobre a concessão do título de cidadã ferrazense foi apresentado no final de junho passado pelos vereadores Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho e Roberto Antunes de Souza (Cidadania).

A outorga da comenda vai ocorrer em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela então titular das finanças locais, de 2017 a 2020. Aliás, graças à competência de Silvana  Silva e de sua equipe de auxiliares, a Prefeitura Municipal conseguiu resgatar a credibilidade e, ao mesmo tempo, ficou apta a receber repasses estaduais e federais e de emendas parlamentares, entre outros tipos de transferências. Enfim, a profissional tirou a cidade do vermelho.

Em todo caso, a maior prova da eficiência da gestão financeira da ex-secretária municipal da fazenda foi demonstrada em 2019, quando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou as contas relativas a 2017. A última decisão semelhante havia acontecido com o exercício de 2004, justamente no último ano da segunda gestão de José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Já as contas dos anos de 2018, 2019 e 2020 continuam sendo analisadas pelo órgão de controle externo.

Formada em ciências contábeis pelas Faculdades Oswaldo Cruz e com diversos cursos de especialização, Silvana Silva atuou como assessora de gabinete, contadora, diretora de finanças e secretária municipal da Fazenda, de Franco da Rocha, de 2003 a 2012. Já de 2013 a 2016, assumiu posto igual em sua cidade natal Mairiporã onde, hoje, exerce o mesmo cargo. Foi professora da rede estadual de 93 a 97. Em 2019, ela recebeu moção de aplauso da Câmara Municipal de Ferraz.

Por Pedro Ferreira, em 02/08/2021.