Vereador Deí propõe a criação de “rua de lazer” no Jardim Figueiredo

Vereador Deí propõe a criação de “rua de lazer” no Jardim Figueiredo

Por sugestão do vereador Derneval Jardim (PL), o Deí, o trecho da via pública  Diácono Francisco Jamas Pedral, no Jardim Figueiredo, na região do Parque São Francisco, poderá ser transformado em “rua de lazer” em breve. De acordo com a indicação, o parlamentar propõe que a instituição do espaço recreativo fique entre os números 15 aos 154.

Para fundamentar o seu pedido, Deí anexou a sua reivindicação que poderá ser lida e depois encaminhada para as devidas providências pelo Poder Executivo um abaixo-assinado contendo 55 adesões dos moradores da Rua Diácono Francisco Jamas Pedral. Na prática, para o autor, a criação da chamada “rua de lazer” é um desejo dos próprios habitantes da citada via pública.

No fundo, a instituição desse tipo de espaço público é uma maneira encontrada para compensar a falta de áreas de lazer na cidade. Aliás, os moradores locais só têm hoje o Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, para realizar as suas atividades recreativas. Por isso, a necessidade de se recorrer ao instrumento da “rua de lazer” pela comunidade.

Por sua vez, a autorização para o fechamento temporário, normalmente, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, está regulamentada na lei municipal nº 2.106, de 26 de dezembro de 1994. Na realidade, pelo texto, só podem ser contempladas vias públicas secundárias, ou seja, que apresentam baixo fluxo de veículos. Além disso, pelo menos a metade dos moradores da rua precisa concordar.

Por Pedro Ferreira, em 15/07/2021.