You are currently viewing Vereador Tonho propõe a manutenção urgente da Creche Pastor Faria no Jardim Rosana

Vereador Tonho propõe a manutenção urgente da Creche Pastor Faria no Jardim Rosana

O péssimo estado de conservação da estrutura física da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Francisco Faria de Souza, o Pastor Faria, no Jardim Rosana, foi alvo de severas críticas do vereador, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 14. Por isso, na ocasião, o parlamentar apresentou uma indicação cobrando uma reforma completa na creche inaugurada em 2012.

De acordo com a reivindicação, a unidade (foto) encontra-se cheia de rachaduras, infiltrações, sem pintura, contendo bolor e vazamentos. Para Tonho, o espaço físico da creche está totalmente deteriorado e, portanto, representa uma vergonha para a gestão pública local. Neste caso, sobretudo, se levar em consideração o fato de a atual prefeita, Priscila Gambale (PSD), ser professora de carreira da rede municipal de ensino. Em todo caso, o vereador não culpa diretamente a gestora pela situação na creche.

Enfim, a falta de manutenção do prédio vem acontecendo há vários governos, porém, agora compete a atual administração da cidade promover os serviços de conservação da unidade que atende dezenas de crianças de zero a três anos de idade. “Na realidade, a revitalização daquela creche precisa ser feita com a máxima urgência, principalmente, para evitar mais problemas quando ocorrer o retorno completo das crianças após o período da pandemia.”, diz Tonho.

Além disso, o parlamentar acredita que a prefeita e a secretária municipal da Educação, Adriane Alcântara devem ir ao local para verificar de perto a situação. Segundo ele, de um modo geral, as unidades localizadas na periferia da cidade estão sofrendo ainda mais com a falta de manutenção periódica, mas o quadro é caótico em quase todo o município. No caso da Emeb Pastor Faria, ele criticou também a ausência de um muro de proteção e a presença de animais nocivos à saúde.

                                               Risco

Em sua opinião, a construção de um muro de proteção se faz necessária justamente porque a creche foi construída ao lado de um córrego que corta o Jardim Rosana. O vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, denunciou que a Emeb Sylvia da Silveira de Martini, na Vila Santa Margarida, também enfrenta problema igual. Por isso, ele pediu mais atenção do Executivo. Já Valter Costa Fernandes (PSD), o Valtinho do Som, disse que a Prefeitura Municipal vai resolver os problemas apontados.

Por Pedro Ferreira, em 17/06/2021.