You are currently viewing David Júnior questiona o impacto ambiental nos entornos dos cemitérios municipais e privado

David Júnior questiona o impacto ambiental nos entornos dos cemitérios municipais e privado

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em única discussão na sessão ordinária semipresencial, na segunda-feira, dia 15, um requerimento do vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior. Nele, o parlamentar questiona a Prefeitura Municipal sobre o impacto ambiental nos entornos dos Cemitérios do Cambiri e da Saudade, no Jardim Bela Vista.

Na prática, o vereador (foto) quer que o setor competente da municipalidade envie a Casa um relatório completo contendo informações, ou seja, uma avaliação do lençol freático nas proximidades dos dois cemitérios públicos. Segundo ele, o processo de decomposição dos corpos pode estar contaminando o solo e, ao mesmo tempo, poluindo a água das nascentes e, sobretudo, dos poços artesianos na região do Cambiri.

David Júnior ressalta que a sua preocupação, assim como, a dos próprios moradores vizinhos aumenta ainda mais porque o citado bairro faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APM) e, neste caso, o prejuízo ao meio ambiente tende a ser muito maior. O vereador, por sua vez, deixa claro que o seu pedido de informações objetiva tão somente tranquilizar a população do entorno, bem como, alertar a administração.

Para ele, infelizmente, o número crescente dos mortos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já vitimou mais até a presente data, 237 ferrazenses contribui para aumentar a quantidade de pessoas sepultadas nos dois cemitérios locais. O documento também alcança o setor privado, no caso o Parque das Palmeiras, no Jardim Nossa Senhora do Caminho.

                                               Conselho

Em resumo, de uma maneira bastante ampla e detalhada, David Júnior questiona se o Poder Executivo cumpre o que determina a resolução nº 335/2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiental (Conama) que regula o assunto. Além disso, no requerimento, o vereador indaga se a atual gestão pretende criar o Conselho Municipal do Meio Ambiente, assim como, recriou no ano passado a pasta do Meio Ambiente.

Por Pedro Ferreira, em 16/03/2021.