You are currently viewing Fabinho questiona o número dos exames de mamografia de anos anteriores

Fabinho questiona o número dos exames de mamografia de anos anteriores

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho achou por bem questionar a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos sobre a realização de exames de mamografia na cidade. Na prática, ele quer saber o número de ações preventivas que foram feitas nas mulheres nos anos de 2013, 2014, 2019 e 2020.

O requerimento foi aprovado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 1º. De acordo com o vereador (foto), extraoficialmente, existe uma lista de espera, ou seja, uma demanda reprimida de 580 exames no momento. Por isso, Fabinho classifica como inaceitável essa situação que afeta a saúde da mulher e, ao mesmo tempo, já levou o tema para a prefeita, Priscila Gambale (PSD) que pediu providências imediatas.

No fundo, a gestora determinou que o setor competente da municipalidade, no caso a Secretaria Municipal da Saúde, atue para zerar a fila de espera por exames de mamografia. Convém destacar que o vereador Fabinho foi quem articulou a compra de um mamógrafo e de um raio-x, em 2011. Na época, ele contou com o apoio dos deputados federais paulistas, Edson Aparecido, Vanderlei Macris e Jefferson Campos.

Além disso, na tribuna, Fabinho enalteceu o período em que a pasta da Saúde foi comandada pelo então vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva, em 2013. Para ele, naquele tempo, o secretário iniciou o processo de digitalização dos exames de mamografia e acabou contribuindo para eliminar a demanda reprimida. Agora, o vereador espera que a atual gestão consiga concluir o modelo implantado, em 2013.

Por Pedro Ferreira, em 05/03/2021.