You are currently viewing Para evitar fura fila, vereador cobra o número de profissionais da linha de frente contra Covid

Para evitar fura fila, vereador cobra o número de profissionais da linha de frente contra Covid

Em atenção à onda de fura fila, ou seja, de pessoas que estão sendo vacinadas fora do grupo de risco, no país, o vereador de Ferraz de Vasconcelos, David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior (foto) decidiu cobrar explicações oficiais a Prefeitura da cidade. Na verdade, por meio de um requerimento, o parlamentar quer saber o número exato de profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O documento dele poderá ser votado em única discussão na primeira sessão ordinária deste ano, na segunda-feira, dia 8, a partir das 9h. Nele, David Junior questiona ainda o governo municipal que se houver vacina sobrando após atender os chamados grupos prioritários de acordo com o plano de imunização qual seria a sua destinação. Além disso, ele defende que as pessoas com deficiência devem ser incluídas também nessa etapa da vacinação.

No referido questionamento, David Junior faz um alerta a prefeita, Priscila Gambale (PSD). No fundo, o vereador acredita que a chefe do Poder Executivo local deve ficar atenta para manter toda a transparência no processo de imunização e, com isso, evitar que nenhuma dose seja aplicada na cidade em pessoas não afetas aos grupos de risco. “Enfim, a administração precisa coibir qualquer tipo de privilégio nesse momento de crise sanitária”, diz.

Já a Prefeitura Municipal prevê vacinar 24 mil pessoas nessa primeira fase que ocorre até o dia 22 de março do corrente. O processo de imunização que começou no último dia 20, abrange além de profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e moradores acima de 75 anos. Na sequência, devem ser vacinados os de 70 a 74, de 65 a 69 e os de 60 a 64 anos. Até agora, a cidade recebeu apenas 1.840 doses da coronavac (Butantan) e 1.410 da de Oxford (Fiocruz).

Por Pedro Ferreira, em 27/01/2021.