Eliel Fox fica com a presidência da comissão permanente mais cobiçada por vereadores

Eliel Fox fica com a presidência da comissão permanente mais cobiçada por vereadores

Em sinal de prestígio político perante aos seus colegas, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto) foi eleito para presidir aquela que é considerada como a principal comissão permanente dos parlamentos brasileiros em geral, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A escolha dele para comandar o colegiado mais cobiçado na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos ocorreu por consenso, isto é, com chapa única, na sessão especial, na quinta-feira, dia 07.

Na prática, a CCJ é a responsável por emitir parecer sobre a maioria das matérias em tramitação no Poder Legislativo. Por isso, essa comissão permanente possui tanta importância no dia a dia da Casa. Aliás, de acordo com o Regimento Interno (RI), o colegiado comandado por Eliel Fox nos próximos dois anos só não tem atribuição para opinar sobre leis orçamentárias e de pareceres prévios do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Além de Eliel Fox, compõem ainda a CCJ, o relator Roberto Antunes de Souza (Cidadania) e o membro Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, que, por sua vez, foi eleito como o presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC) também bastante concorrida no cotidiano. No fundo, esse colegiado detém a competência exclusiva de analisar a legalidade dos dois tipos de assuntos não afetos a CCJ, citados acima.

Como o Regimento Interno permite a presença de um vereador em várias comissões permanentes, Eliel Fox foi selecionado ainda para presidir a de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DDPD), de Defesa dos Direitos do Consumidor (DDC) e a da Segurança Pública (SP). Além disso, ele integra também como membro a CPOFC e como relator da de Transporte Público (TP), e da Proteção e Bem-Estar Animal (PBEA). Enfim, como ele mesmo gosta de dizer trabalho é o que não falta.

Por Pedro Ferreira, em 08/01/2021.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Fechar Menu