Prefeitura inaugura creche com capacidade para atender 75 crianças na Vila Santo Antônio

Com capacidade para atender 75 crianças de zero a três anos e 11 meses de idade, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) David Ferreira Loureiro, na Rua Tapiras, 50, na Vila do Americano, na região da Vila Santo Antônio. A cerimônia (foto) que reuniu o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, secretários, vereadores, familiares do patrono, servidores e convidados ocorreu nesta quinta-feira, dia 13.

Na solenidade, o gestor (foto) anunciou que trata-se da 13ª creche inaugurada desde o início de sua administração, em 2017, em sua maioria terceirizada. Segundo ele, o Poder Executivo não gastou nenhum centavo com a obra, já que os serviços foram executados por meio de uma parceria como forma de contrapartida com o grupo paulista Engimob/Ferrazza. Na cidade, esse complexo empresarial do ramo imobiliário vai construir o Parque Imperial Residencial Clube.

Para Zé Biruta, o acordo fechado está sendo bom para todos, porém, sobretudo, para os pais que passará a terão uma creche para deixar os seus filhos no período pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, o chefe do Poder Executivo exaltou o legado do patrono da unidade, ou seja, o imigrante português, David Ferreira Loureiro que veio para o Brasil, em 1957. Na época, ele morou os dois primeiros anos, no Rio de Janeiro, mas depois partiu para São Paulo vindo a fixar residência, em Ferraz.

Com isso, no precário bairro da Vila Santo Antônio montou inicialmente um pequeno bar e, na sequência, o armazém do português situado na Rua Itororós, onde criou a sua família composta por nove filhos. Voluntarioso, lutou por melhorias no bairro sendo, portanto, um líder comunitário sempre preocupado com o bem-estar daquela população residente na periferia de Ferraz de Vasconcelos. Por isso, em 2006, ele recebeu o título de cidadão local. O homenageado morreu, no ano passado.

A concessão da principal honraria do município tem como autor o atual vereador, Flavio Batista de Souza (Podemos), o Inha. Aliás, ele (foto) também é o mentor da denominação da creche agora inaugurada. Na cerimônia, o vereador (centro) Claudio Roberto Squizato (PL) discursou em nome dos colegas. Compareceu ainda o presidente em exercício, Antonio Marcos Atanazio (Solidariedade), o Marcos BR, Renato Ramos de Souza (PSDB), o Renatinho Se Ligue, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro e Clovis Ottoni Sousa (PSC), o Clovis Eletricista.

Por Pedro Ferreira, em 13/08/2020.