You are currently viewing Projeto que autoriza isenção do IPTU de imóveis alagados segue para sanção do Poder Executivo

Depois da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovar em segundo turno o projeto de lei substitutivo autorizando a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis afetados por enchentes e alagamentos segue agora para a sanção do Poder Executivo. A votação da matéria cuja ideia original partiu do vereador, Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox  (foto) ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 04. A nova redação visa evitar vício de origem.

De acordo com o substitutivo da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o benefício só poderá ser concedido ao proprietário da residência até o valor de R$20 mil de IPTU por exercícios, ou seja, por cada ano e por imóvel. Na prática, a possível remissão seria relativa ao crédito tributário relativo ao exercício seguinte ao da ocorrência da enchente ou do alagamento. Com isso, a decisão administrativa implicaria na restituição da importância recolhida a título de IPTU, na forma regulamentar.

Por sua vez, para comprovar, de fato, a concessão do benefício, o projeto de lei prevê que a Prefeitura Municipal fará relatórios contendo a lista de imóveis edificados atingidos por enchentes e alagamentos. No fundo, nos levantamentos devem aparecer os danos físicos ou nas instalações elétricas ou hidráulicas decorrentes da invasão de água. Além disso, a proposta contempla ainda a destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos.

Para Eliel Fox, nos últimos anos, a cidade vem sofrendo desastres naturais, sobretudo, por falta de infraestrutura que é de competência exclusiva da municipalidade. Por isso, avalia ele, a administração municipal não pode furtar-se da necessidade de ajudar seus moradores nessas condições, já que são vítimas de tais tragédias, porém, mesmo assim pagam devidamente os impostos. “O nosso projeto também pode incentivar o governo local a investir mais em infraestrutura básica”, desafia Eliel Fox.

Por Pedro Ferreira, em 05/05/2020.