You are currently viewing Ferraz produz mais de 160 toneladas de lixo domiciliar por dia

Ferraz produz mais de 160 toneladas de lixo domiciliar por dia

Com 99,64% de seus domicílios atendidos com a coleta regular de lixo, Ferraz de Vasconcelos produz uma média de 165 toneladas de resíduos por dia. Na atualidade, os dejetos locais são levados para o Aterro Sara, em Mauá. A cidade possui, hoje, em torno de 46 mil casas. Desse total, 97% têm cobertura de água e 89,4% de rede coletora de esgoto. Neste último caso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quer atingir os 95% e, com isso, conseguir a universalização do serviço.

Os números foram divulgados em audiência pública (foto) para discutir a revisão do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário (PMAE), nesta quarta-feira, dia 4, na Câmara Municipal, no centro. O ato reuniu representantes do governo local, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e vereadores.  Agora, o texto do Poder Executivo está pronto para ser votado em dois turnos pelo plenário da Casa, em breve.

A atualização do PMAE é uma exigência contida no artigo 19 da lei federal nº11.445/2007 que regulamenta o saneamento básico, no país. Na prática, de acordo com a presente norma, a revisão da medida deve ser feita periodicamente a cada quatro anos e, neste caso, como o município de Ferraz de Vasconcelos renovou o contrato de concessão a Sabesp, em 2010, cuja validade termina, em 2039, as eventuais mudanças estão atrasadas havia uma década.

Além disso, no seu novo PMAE, a cidade estima uma população de 224.842 habitantes nos próximos 20 anos. A projeção foi baseada no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, e em registros da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Por sua vez,, o último levantamento do IBGE divulgado, em julho do ano passado, constata uma população de 194.276 moradores.

Mediador da audiência pública, o presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos (CPOSP), vereador Clovis Ottoni Sousa (PSD), o Clovis Eletricista (centro) considerou o evento positivo. Por isso, ele agradece a presença de todos, entre eles, do secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, do superintendente da região leste da Sabesp, Maycon Rogério de Abreu (2º dir), o gerente de Departamento da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR), da Sabesp, em Suzano, Eduardo Camargo Afonso (1º dir) e vereadores.

Por Pedro Ferreira, em 04/03/2020.