You are currently viewing Vereador Mineiro fiscaliza as condições de trabalho de coveiros

Vereador Mineiro fiscaliza as condições de trabalho de coveiros

Em requerimento aprovado em única discussão, na segunda-feira, dia 9, o vereador Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro (foto), cobra providências a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em relação às condições de trabalho de coveiros. Em geral, o parlamentar questiona a administração local sobre o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de uniformes apropriados para os sepultadores.

No fundo, Mineiro quer saber do setor competente da municipalidade quais tipos de proteção estão sendo oferecidos para a categoria de coveiro, tendo em vista, que esse profissional trabalha em ambientes que podem apresentar riscos biológicos. Por isso, é fundamental a utilização de luvas, botas, máscaras, capacetes e óculos de segurança no exercício da atividade cotidiana. “Enfim, os sepultadores são auxiliares nos serviços funerários e, portanto, merecem uma atenção especial no dia a dia”, diz Mineiro.

No tocante, ao fardamento, o vereador solicita a quantidade fornecida para cada coveiro municipal, às condições de uso do uniforme e a frequência das trocas, bem como, quantos e quais são os itens de EPIs existentes nos cemitérios da Saudade, no Jardim Bela Vista e no Parque do Cambiri. No caso do tipo acima for negativo, Mineiro exige uma explicação para o motivo e para ser informado do prazo para a compra dos mesmos.

Em resumo, o vereador questiona quais tipos de cuidados especiais existem por parte da administração da cidade com esses profissionais, já que exercem atividade a céu aberto e, ao mesmo tempo, expostos ao sol, ou seja, a alta temperatura e, portanto, sujeito a incidência de raio ultravioleta. Com isso, os coveiros podem contrair o câncer de pele. “Além disso, outro aspecto relevante é o peso envolvido na função, porque abrir a cova e carregar o caixão também trazem riscos à saúde”, conclui Mineiro.

Por Pedro Ferreira, em 13/12/2019.