Rose parabeniza vice-campeão mundial de pipa artística

Rose parabeniza vice-campeão mundial de pipa artística

Especialista na modalidade de pipa artística, o ferrazense Tiago Santiago Alves Felipe (foto) conquistou o inédito vice-campeonato do Festival Internacional da categoria no último final de semana, no Rio de Janeiro. A proeza de Tiago Felipe foi exaltada pela vereadora, Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 15. Segundo ela, a vitória do filho de terra mais uma vez colocou o nome do município na lista de coisas admiráveis. “Por isso, parabenizo o Tiago Felipe por essa verdadeira façanha”, diz Rose Fitness.

Para Tiago Felipe, a soltura desse objeto hoje em dia deixou de ser somente uma simples brincadeira de rua para tornar-se em uma categoria de esporte e lazer. Além disso, essa modalidade esportiva também passou a ser usada como uma forma de tratamento fisioterápico e de terapia ocupacional. Aliás, ele conta que a chamada “pipa terapia” acabou ajudando-lhe a superar a sua depressão após sofrer um acidente e perder o movimento do seu punho direito, ficando assim deficiente físico depois de ser submetido a quatro cirurgias.

Apaixonado por esse tipo de arte, Tiago Felipe, de 33 anos, participa da edição atual do campeonato paulista da categoria. Em sua brilhante trajetória, já ganhou como destaque em equipe, em 2016. No ano seguinte, sagrou-se o pipeiro do ano, além de ganhar diversos troféus e medalhas nas etapas do citado certame estadual. Na atualidade, ele realiza um trabalho social, em Ferraz de Vasconcelos. Com isso, ele mostra um pouco da cultura da pipa. No cotidiano, o especialista costuma dar palestras em escolas abordando a história da pipa, ou seja, os mais variados modelos de pipas artísticas e ensinando a criançada a maneira correta de empinar com segurança.

Em todo caso, no momento, o seu maior sonho está sendo convencer as autoridades locais a destinarem um local apropriado na cidade, isto é, um pipódromo para que o mesmo possa promover festivais, revoadas e campeonatos. Para tanto, Tiago Felipe articula a apoio de vereadores a sua iniciativa. No fundo, a possível criação de um pipódromo serviria para tirar as crianças da rua e evitaria o risco de atropelamentos e de acidentes na rede elétrica, entre outros. No Estado de São Paulo, já existem locais semelhantes no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste, e nas cidades de Campinas, Atibaia, Estância Turística de Barra Bonita e Araras. Ele agradece de todos, mas, sobretudo, a Rose Fitness.

Por Pedro Ferreira, em 17/04/2019.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Fechar Menu