You are currently viewing Em pleno Outubro Rosa, mamógrafo processa a metade de exames

Em pleno Outubro Rosa, mamógrafo processa a metade de exames

No mês dedicado a campanha preventiva contra o câncer de mama denominada de Outubro Rosa, o único aparelho que detecta a possível presença da doença em mulheres, na cidade, está funcionando apenas com a metade de sua capacidade total. A constatação foi feita pelo vereador, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), durante visita ao Mais Mulher, no Sítio Paredão, na quarta-feira, dia 03.

Na oportunidade, o assunto preocupante veio à tona quando o parlamentar questionou se o maquinário responsável pelos exames estava em operação, bem como, se havia suprimentos para a realização dos mesmos. Ainda, segundo o vereador, o equipamento está em funcionamento, porém, processa, na atualidade, somente metade de exames preventivos que tem capacidade de fazer.

“O mamógrafo consegue efetuar 600 exames por mês, todavia, a Prefeitura Municipal conta hoje com apenas um técnico, não podendo assim realizar esses exames durante o dia inteiro devido à radiação”, afirmou Renatinho. Por isso, existe uma fila de espera, no momento, de cercas de 2,5 mil pedidos para a realização da avaliação. Desta maneira, as mulheres aguardam em média 12 meses para serem chamadas.

“Na verdade, o Mais Mulher disponibiliza apenas 260 vagas mensais e esperar um ano nessa fila não é admissível, principalmente, quando esse número pode ser resolvido apenas com a contratação de um técnico”, critica o vereador. Na segunda-feira, dia 1º, Renatinho Se Ligue apresentou um requerimento questionando a efetividade da campanha Outubro Rosa em Ferraz. O documento deve receber uma resposta oficial nos próximos 15 dias.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 04/10/2018