You are currently viewing Ex-prefeito de Ferraz, Makoto Iguchi morre aos 81 anos

Ex-prefeito de Ferraz, Makoto Iguchi morre aos 81 anos

O ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Makoto Iguchi, de 81 anos, faleceu de falência múltipla de órgãos, na noite desta terça-feira, dia 14, no Hospital Santa Maggiore, no Alto da Mooca, em São Paulo. O corpo do ex-prefeito (centro) está sendo velado no Cemitério Parque do Carmo, em Itaquera, onde nasceu e o sepultamento ocorre hoje (15), às 17h.

Makoto Iguchi governou Ferraz de Vasconcelos por dois mandatos, ou seja, de 1973 a 1977 e de 1983 a 1988. Durante a sua primeira administração, criou o Parque Industrial, na cidade, proporcionando, na época, a instalação de grandes fábricas como, por exemplo, a Brinquedos Bandeirantes e a Nambei Fios e Cabos Elétricos.

Além disso, ele conquistou a construção das escolas estaduais Iljima, na Vila Santo Antônio e Lândia Batista, no Jardim São João. Foi responsável ainda pela instalação do Ginásio Municipal Marcílio Guerra e pela Biblioteca Municipal José Andere, ambos no centro, e municipalizou o Parque Municipal Dona Assunta, o popular Nosso Recanto, no Jardim Pérola.

O ex-prefeito também construiu os postos de saúde nas Vilas Santo Antônio e São Paulo e asfaltou os bairros da Vila Santo Antônio, Vila do Americano e parte do tradicional Tanquinho. Makoto Iguchi fundou o Rotary Club, na Vila Corrêa e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo Sono, em Itaquera, na zona leste. Na prática, exercia uma militância ativa na colônia japonesa.

Ele começou a sua carreira política no antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1989, participou da criação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) junto com os ex-governadores, Franco Montoro e Mário Covas (inn memoriam). Em 1995, ele assumiu como deputado federal, por 30 dias, na condição de suplente do ex-governador e atual presidenciável, Geraldo Alckmin.

Fã incondicional da Disney, colocou os nomes das Ruas do Parque Dourado de Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey, entre outros. Era formado em administração de empresas pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes e tinha especialização em genética avícola, em Tóquio, no Japão. Residia, em Campos do Jordão (SP), com a esposa Mihiko, com quem teve os filhos Walter, Cecil, Ricardo e Yara. Até poucos anos, trabalhou como assessor especial na Secretaria de Estado da Fazenda.

Por Pedro Ferreira, em 15/08/2018.