You are currently viewing Alunos podem ter gratuidade no transporte nos dias do Enem

Alunos podem ter gratuidade no transporte nos dias do Enem

Os mais de 7,3 mil alunos de Ferraz de Vasconcelos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 5 e 12 de novembro poderão ter isenção na tarifa de ônibus da Radial. A gratuidade da passagem foi solicitada a direção da empresa concessionária pelo vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), na segunda-feira, dia 30. A confirmação ou não do benefício deve sair até a sexta-feira, dia 3.

De acordo com Renatinho Se Ligue, a reivindicação para ajudar a comunidade estudantil local leva em consideração o fato de o município não oferecer passe livre e, sobretudo, porque a maioria dos alunos é de famílias carentes e, portanto, apesar de já pagar meia-passagem não tem dinheiro para custear a tarifa de R$4,10. Em caso positivo, para obter a anistia da condução nos dias do Enem bastará o candidato apresentar o cartão de inscrição.

Além de pleitear o transporte gratuito de alunos durante a realização da prova do Enem, Renatinho Se Ligue também aproveita para retomar o debate sobre a possível criação do passe livre estudantil pela municipalidade. Na sessão ordinária, na segunda-feira, o parlamentar fez um requerimento com esse objetivo ao Poder Executivo. No documento, ele pede se existem estudos para a implantação da medida na cidade e, em caso negativo quando o projeto será elaborado.

Para o vereador, cada estudante local desembolsa uma média de R$180,00 por mês para deslocar-se ao ambiente escolar. Em contrapartida, devido à falta de integração do sistema de transporte público na cidade o aluno chega a pagar o dobro deste valor.  “Poá e Suzano já colocaram em funcionamento o passe livre e queremos que Ferraz de Vasconcelos adote a mesma decisão favorável a comunidade estudantil”, finaliza Renatinho Se Ligue.

Por Pedro Ferreira, em 31/10/2017.