Central de Empregos para pessoas com deficiência é aprovada

A criação de uma central de empregos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na segunda-feira, dia 2. Agora, o texto do vereador Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro (foto), espera ser votado em segunda e última discussão, o que poderá ocorrer no próximo dia 9 e depois ir a sanção do Poder Executivo.

Pela matéria, o serviço voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida seria subordinado a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. No fundo, a virtual central de empregos ficaria responsável por fazer um levantamento da existência de eventuais postos de trabalho direcionada para o segmento e, ao mesmo tempo, encarregada de providenciar o seu encaminhamento.

Para tanto, basta à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida cadastrar-se no programa. Além disso, o texto prevê que as empresas interessadas nesse tipo de mão de obra também poderão inscrever-se no órgão. Por sua vez, o município dentro do que for viável oferecia incentivos fiscais às fábricas empregadoras de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Por outro lado, após o referido projeto de lei ser aprovado pelos vereadores, o Poder Executivo terá um prazo de 90 dias contados a partir da publicação para regulamentar o assunto na cidade. Para Mineiro, a sua iniciativa visa beneficiar todos os cidadãos com deficiência e mobilidade reduzida a ingressar no mercado de trabalho. “Sem dúvida, será mais uma ferramenta importante para facilitar a contratação de pessoas nessas condições físicas por empresas”, finaliza Mineiro.

Por Pedro Ferreira, em 03/10/2017.