You are currently viewing Fabinho quer dinheiro de IPVA investido na malha viária

Fabinho quer dinheiro de IPVA investido na malha viária

Informado oficialmente no início de março que a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos arrecadou na ordem de R$4,2 milhões somente em janeiro deste ano por meio do repasse da cota de 50% a que tem direito da cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo governo paulista, o vereador Luiz Fabio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho  (foto) espera agora que a verba seja usada na melhoria da malha viária na cidade. Aliás, ele cobra ações no setor há muito tempo.

Para justificar a sua reivindicação, o vereador Fabinho leva em consideração o fato de a cidade apresentar buracos em quase todas as suas vias públicas, principalmente, em bairros situados na periferia. Além disso, ele atesta que é bastante comum problemas relacionados ao funcionamento de semáforos e em relação à sinalização de travessia de pedestres. “Tudo isso são medidas preventivas que precisam ser executadas de maneira permanente, o que não vem acontecendo nos últimos meses”, diz.

Em compensação, Fabinho lamenta que o dinheiro oriundo de receita com a transferência mensal do percentual de 50% fruto do IPVA pelo Palácio dos Bandeirantes não ter como destino obrigatório a manutenção da malha viária de um modo geral. Na realidade, a verba é destinada ao caixa único da Prefeitura Municipal, que, por sua vez, define o que deve ser feito com o recurso. “Portanto, neste caso, tudo vai depender do que o governo municipal considera como prioridade na hora de aplicar o dinheiro, contudo, pelo visto não é o que ocorre, hoje,  no sistema viário”, alfineta Fabinho.

Mesmo assim, o parlamentar do PMDB possui um trunfo político importante para ver mudado esse cenário, em breve. Trata-se da presença do amigo de infância e ex-colega de Poder Legislativo atualmente exercendo o cargo de secretário municipal dos Transportes e Mobilidade Urbana Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho. Em suma, a sugestão dele para que a municipalidade invista a verba do IPVA na malha viária tem aí um aliado de peso. Convém lembrar que no ano passado, Ferraz recebeu R$14,5 milhões de repasse com esse tipo de tributo.

Por Pedro Ferreira.