You are currently viewing Eliel Fox apoia a criação de associação por academias

Eliel Fox apoia a criação de associação por academias

Donos de academias fitness de Ferraz de Vasconcelos se articulam para criar uma associação para defender os interesses do setor na cidade. O movimento se reuniu pela primeira vez com essa finalidade, na quinta-feira, dia 09, na Câmara Municipal, no centro. O encontro foi organizado pelo vereador e empresário do ramo há 15 anos Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox (foto). Participaram da reunião cerca de dez representantes de academias. Na próxima audiência, será convidado um responsável pela vigilância sanitária para falar sobre o trabalho de fiscalização.

De acordo com Eliel Fox, o mercado fitness possui em Ferraz de Vasconcelos aproximadamente 30 academias, porém, até a presente data cada proprietário atua de maneira isolada, ou seja, não existe uma união entre o segmento, que poderá mudar com a implantação de uma entidade patronal, em breve. No Alto Tietê, estima-se que funcionem duas mil academias de ginástica contribuindo com a geração de empregos, renda e, sobretudo, proporcionando muito mais saúde aos praticantes.

Além disso, os proprietários de academias fitness locais (foto) começam também a discutir uma espécie de autorregulação do mercado, isto é, eles estudam a criação de uma mensalidade mínima padrão na cidade.  No momento, cada estabelecimento cobra o preço que entende ser suficiente para cobrir os custos de manutenção, fazer novos investimentos e contratar funcionários e, ao mesmo tempo, auferir o seu lucro. Em suma, os empresários querem estabelecer uma regra mínima de concorrência.

A meta com a futura criação da associação patronal também abrange o possível fechamento de parcerias com a municipalidade, assim como, já acontece com entidades privadas sem fins lucrativos. Para ele, a união das academias em uma entidade é o primeiro passo para fortalecer o mercado fitness em Ferraz. O parlamentar ressalta que apenas com instituições conveniadas, o município repassa hoje por mês mais de R$1,1 milhão. Eliel Fox quer saber como anda o Conselho Municipal de Desportos (CMD).