You are currently viewing Prédio da Etec poderá ser transformado em creche

Prédio da Etec poderá ser transformado em creche

Após o recente anúncio da transferência da Escola Técnica Estadual (Etec) na Vila Jamil para o local onde vai funcionar também a futura Faculdade Tecnologia (Fatec), no Jardim São João, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Antonio Marcos Atanazio (PMDB), o Marcos BR (foto), de imediato, resolveu propor a Prefeitura Municipal para que instale no prédio uma creche e uma pré-escola. A sugestão poderá ser lida na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 13, a partir das 18h.

Para atender a reivindicação do parlamentar, a municipalidade terá que reformar o espaço, que, hoje, apresenta goteiras, desníveis no solo e problemas hidráulicos, entre outros, defeitos estruturais. Na avaliação de Marcos BR, seria muito importante contemplar aquela região da cidade com um Centro de Educação Infantil (CEI) e com uma Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) tendo em vista a grande demanda de alunos. Na cidade, a demanda reprimida por creche supera aos 3,5 mil crianças.

Marcos BR garante que seguramente boa parte dessas crianças de zero a três e 11 meses mora no entorno da Vila Jamil. Aliás, a gestão anterior chegou inclusive a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público (MP) se comprometendo a construir creches no município, o que inclui o referido bairro. Segundo ele, a falta de escolas públicas locais na região tem obrigado estudantes a se locomoverem até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Quirino Carneiro Renno, na Vila São Geraldo, em Guaianases.

Na Vila Jamil funciona apenas a Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan que atende do 6º ao 9º ano (Fund II) e ensino médio. Com isso, crianças de quatro a cinco anos e 11 meses (Fund I) estudam, em Guaianases. “Na realidade, trata-se de uma região carente de creche e de pré-escola, por isso, pretendo mobilizar a comunidade para convencer a municipalidade a reaproveitar na ocasião oportuna o atual prédio da Etec (foto)”, explica Marcos BR. Já a obra da Fatec poderá ser concluída no segundo semestre deste ano. A expectativa é que a mudança da Etec ocorra logo após.