You are currently viewing Vereadores aprovam em 1ª discussão o orçamento de 2017

Vereadores aprovam em 1ª discussão o orçamento de 2017

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno o projeto de lei nº182/2016 que estima a receita e fixa a despesa da cidade para o exercício do ano que vem. A votação da matéria do Poder Executivo ocorreu na sessão ordinária (foto) na segunda-feira, dia 12. Agora, o texto volta à pauta em segunda e última discussão na quinta-feira, dia 15, às 10h.

Em 2017, o projeto de lei prevê uma arrecadação de R$310,3 milhões. Dessa previsão, a maior fatia está reservada para a Secretaria Municipal da Educação, com R$118,6 milhões, seguida da pasta de Serviços Urbanos, com R$61,7 milhões. Em compensação, a menor estimativa de receita fica com a da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia com um pouco mais de R$911 mil.

Em contrapartida, para manter o custeio do Poder Legislativo, a administração da cidade planeja o repasse do chamado duodécimo da ordem de R$10,4 milhões contra R$10,2 milhões este ano. Por sua vez, para a reserva de contingência, isto é, recurso para ser aplicado em casos de emergência, o Executivo prevê uma verba de R$1 milhão. Esse valor representa, exatamente, a metade do calculado para 2016.

Os vereadores Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho, Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, Roberto Antunes de Souza (SD) e Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê usaram a tribuna para discutir a peça orçamentária. Em geral, para eles, a matéria do Poder Executivo apresenta algumas falhas pontuais como, por exemplo, destinar verba para 18 secretarias municipais quando, na realidade, são 17 pastas. Em todo caso, os erros podem ser corrigidos pela administração da cidade.