You are currently viewing Prazo para Filló enviar alegações finais termina nesta 6ª

Prazo para Filló enviar alegações finais termina nesta 6ª

Prefeito afastado de Ferraz, Acir Filló (sem partido)O prazo de cinco dias úteis como prevê o Decreto-Lei nº 201/67 para o prefeito afastado de Ferraz de Vasconcelos (foto) Acir Filló dos Santos (sem partido), o Acir Filló apresentar as alegações finais perante a Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal se esgota nesta sexta-feira, dia 24. O gestor é acusado de suposta irregularidade na contratação da empresa de telemarketing Fala Ferraz no valor de R$672,5 mil, em 2013.

Decorrido esse tempo, com ou sem o encaminhamento das razões finais do processo pelo representado, o relator do colegiado, Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete inicia a elaboração do parecer final que pode recomendar a cassação do prefeito afastado ou o seu arquivamento. A expectativa é que a sessão de julgamento da denúncia feita pelo vereador, Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho, ocorra até o final deste mês.

Em todo caso, a comissão tem até o dia 06 de julho próximo para concluir o processo e definir o destino político de Acir Filló. Em contrapartida, caberá ao plenário da Casa aprovar por maioria qualificada, ou seja, por 12 votos favoráveis dos 17 vereadores a cassação definitiva do mandato do prefeito afastado ou decretar a sua absolvição. O crime de infração político-administrativa determina como punição, além da perda do direito de exercer o cargo, a inelegibilidade do gestor por oito anos.

Para o presidente da comissão, Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho toda a apuração da denúncia obedece, rigorosamente, ao Decreto-Lei nº 201/67. Com isso, o prefeito afastado está tendo assegurado todo o direito ao princípio da ampla defesa e do contraditório e, portanto, não pode alegar qualquer tipo de cerceamento. “O colegiado atua de maneira legal e transparente”, diz. Compõe ainda a comissão o membro Luiz Tenório de Melo (PR).