You are currently viewing Comissão publica notificação de Acir Filló nesta 4ª feira

Comissão publica notificação de Acir Filló nesta 4ª feira

Presidente da CP, Willians do Gás (1º esq), relator Aurélio Alegrete (centro) e o membro Luiz TenórioComo não conseguiu notificar pessoalmente o prefeito afastado de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló dos Santos (sem partido), o Acir Filló, na sexta-feira e na segunda-feira, dia 21, no seu endereço residencial, na Vila Romanópolis, a Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal decidiu dar ciência ao acusado por edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) e no jornal Diário do Alto Tietê (DAT) na edição desta quarta-feira, dia 23. O assunto foi tratado durante reunião do grupo investigatório (foto) nesta terça-feira.

Conforme determina o Decreto-Lei nº 201/67, a notificação por edital deve ser feita duas vezes num intervalo mínimo de três dias. Após realizar esse procedimento, o prefeito afastado tem um prazo de dez dias para apresentar a sua defesa prévia por escrito, indicar provas que acreditar necessárias e arrolar até dez testemunhas de defesa. Concluída essa etapa, a CP emitirá parecer preliminar dentro de cinco dias opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia formulada pelo vereador Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho, em 15 de fevereiro deste ano.

Na representação, o parlamentar acusa Acir Filló de praticar suposta infração político-administrativa por contratar a empresa de call center Tamires Brito de Souza-ME no valor de R$672,5 mil para prestar serviço de teleatendimento a municipalidade, em 2013. Na denúncia, Tonho sustenta que o atendimento do chamado “Fala Ferraz” fora pago, no entanto, não aconteceu, na prática, o que, em tese, configura-se uma fraude ao erário público. O documento contra o prefeito afastado contém 696 páginas e, de acordo com o seu autor, há fortes indícios de materialidade.

Depois de notificar Acir Filló, começa a correr o prazo de 90 dias improrrogáveis para que a CP conclua o seu relatório final propondo a cassação definitiva ou não do mandato dele. Em todo caso, a decisão final caberá ao plenário da Casa. Para tanto, se faz necessário 12 votos dos 17 vereadores. Além disso, o desfecho tirando ou não o mandato do prefeito afastado deverá ser comunicado a justiça eleitoral. O grupo investigatório é formado pelo presidente, Willians Santos (PTB), o Willians do Gás, o relator Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete e membro Luiz Tenório de Melo (PR).