You are currently viewing Troca-troca mexe com a representação partidária

Troca-troca mexe com a representação partidária

Presidente da Câmara, Roberto de Souza (PMDB) aplaude oficialização de comissão do idosoA chamada “janela partidária” contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 113/2016) permitiu o troca-troca de legenda de 18 de fevereiro a 18 de março, sem que o vereador ou deputado estadual e federal corresse o risco de perder o mandato por infidelidade. Em Ferraz de Vasconcelos, o presidente da Câmara Municipal, vereador (foto) Roberto Antunes de Souza foi um dos que aproveitam dessa brecha deixando o PMDB e filiando-se ao Partido Solidariedade (SDD).

Vereador Fabinho troca o PSDB pelo PMDBEm contrapartida, o PMDB acabou repondo a saída de Roberto de Souza ao abrigar em seus quadros políticos, o vereador de quinto mandato e ex-presidente da Casa (2012/2013), Luiz Fábio Alves da Silva (foto), ex-PSDB. Por sua vez, o PPS manteve a sua composição com o ingresso do ex-PSD, Antonio Carlos Alves Correia, o Tonho. Ele tinha deixado o antigo partido, no ano passado. A sigla já dispõe do vereador Aurélio Costa de Oliveira, o Aurélio Alegrete, pré-candidato a prefeito da cidade, em outubro.

Em tese, o único prejuízo seria à saída de Henrique Marques para engrossar as fileiras do Partido Republicano Brasileiro (PRB) que já conta com o parlamentar, José Nelson Ferreira, o Pastor Nelson. Em compensação, o PSB sofreu a transferência de Willians Santos, o Willians do Gás (foto) para o PTB. Aliás, o mesmo partido, ganhou ainda as entradas de Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema e de Cícero Rodrigues da Silva, o Cícero do Gás até então no Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Vereador Willians do Gás (PSB) deseja agendamento de consulta médica por telefoneNa prática, o PROS foi à única legenda que ficou sem nenhuma representação no restante do atual mandato até o dia 31 de dezembro do corrente. Em 2012, a sigla sequer existia, na cidade, mas, no ano seguinte, filiou Valtinho do Ipanema, ex-PSB e Cícero do Gás, ex-PR. Com as danças de cadeira, a atual representação partidária titular ficou assim constituída na Casa: PTB (03); PPS (02); PMDB (02); SDD (02); PT (02); PRB (02); PV (01); PR (01); PSB (01) e (PSDB) (01). Hoje, Flávio de Albuquerque Castilho (PSC), o Flávio do Depósito substitui o titular do PMDB, Juracy Ferreira da Silva, atual secretário municipal da Saúde, porém, ele reassume o cargo até o começo do mês que vem.

Por Pedro Ferreira.