You are currently viewing Prazo para prefeito afastado apresentar defesa prévia acaba nesta 4ª

Prazo para prefeito afastado apresentar defesa prévia acaba nesta 4ª

Prefeito afastado pela justiça de Ferraz, Acir Filló (PSDB)O tempo para que o prefeito afastado de Ferraz de Vasconcelos (foto) Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, apresente a sua defesa prévia por escrito, indique provas e arrole testemunhas até o número de dez a Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal termina nesta quarta-feira, dia 09. Decorrido esse prazo de dez dias, com ou sem a manifestação do acusado por suposto crime de infração político-administrativa, a CP poderá emitir o seu parecer prévio dentro de cinco dias opinando pela procedência ou não da denúncia.

Na hipótese de a decisão ser pela continuidade da apuração da representação formulada no dia 15 de fevereiro do corrente pelo vereador, Antonio Carlos Alves Correia (sem partido), o Tonho, o presidente da CP, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury deve iniciar, imediatamente, a instrução processual, isto é, fazer diligências para ouvir o denunciado e suas eventuais testemunhas arroladas. Em contrapartida, caso a recomendação seja pelo arquivamento o resultado será submetido ao plenário do Poder Legislativo.

O prefeito afastado está sendo investigado por ter contratado, supostamente, uma empresa de telemarketing fantasma no dia R$672,5 mil, em 2013. Segundo a denúncia, a firma Tamires Brito de Souza ME teria sido criada com a finalidade de prestar o serviço denominado de “Fala Ferraz”, contudo, na prática, o atendimento nunca aconteceu, de fato. Além de está sendo apurado na esfera política, o possível crime cometido pelo então chefe do Poder Executivo local também é objeto de apreciação pela justiça. No campo político, a única punição viável seria a perda definitiva do mandato e, com isso, ficar inelegível por oito anos.

Ao centro, ver. Edson Cury (presidente) ladeado pelo relator da CP, Aurélio Alegrete (esq) e membro Claudio RamosA CP tem um prazo de vigência improrrogável de 90 dias contados a partir do último dia 24 de fevereiro para concluir o seu relatório final, todavia, a decisão terá ser submetida ao plenário da Casa. Na sessão especial de julgamento, a possível perda de mandato ou seu arquivamento precisará receber 12 dos 17 votos dos vereadores. Seja qual for o desfecho político da denúncia o resultado será comunicado a justiça eleitoral pelo presidente da instituição, Roberto Antunes de Souza (PMDB). Além de Edson Cury (centro), integra ainda a comissão, o relator Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete (esq) e o membro, Claudio Ramos Moreira (PT).