You are currently viewing Vereadores aprovam gratificação de risco para guardas municipais

Vereadores aprovam gratificação de risco para guardas municipais

Guardas municipais acompanham votação de matéria do seu interesse na CâmaraA Câmara Municipal votou em segunda e última discussão na sessão extraordinária, na quinta-feira, dia 03, o projeto de lei do Poder Executivo autorizando o pagamento de adicional de risco para os (foto) Guardas Civis Municipais (GCMs) e para aos que trabalham no Corpo de Bombeiros. A gratificação será de 100% na referência dos servidores da corporação. O adicional será incorporado aos salários do GCM depois de três anos efetivos na função.

Além disso, os bombeiros civis locais ganharão uma gratificação de mais 35% de adicional enquanto permanecer nesta atividade cumprindo a jornada de 240 horas e horas excedentes. Contudo, esse montante não será incorporado aos seus vencimentos. De acordo com a administração da cidade, a concessão do adicional de risco e o percentual a mais no contracheque dos bombeiros civis visam recompor perdas salariais registradas, principalmente, no final do ano passado.

Na época, para reduzir custos com a folha de pagamento em geral, o governo municipal foi obrigado a cortar a quitação de horas extras e, com isso, a categoria ficou ainda mais prejudicada. No momento, a GCM local é formada por 94 agentes sendo 20 deles emprestados para o Corpo de Bombeiros. A atividade da GCM foi regulamentada pela lei nº 13.022, em 2014. Após isso, a corporação ganhou, de fato, o poder de polícia, ou seja, pode atuar como força auxiliar das polícias Militar e Civil.

Os vereadores também em segundo turno o projeto de lei complementar concedendo o pagamento de função gratificada de 50% aos guardas municipais contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que, eventualmente, venham a ser exercer cargo de chefia e direção. Ambos os textos seguem agora para a sanção do prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), o que deve acontecer nos próximos dias.