You are currently viewing Willians do Gás aconselha a esterilização de cães e gatos

Willians do Gás aconselha a esterilização de cães e gatos

Vereador Willians do Gás (PSB) recomenda a esterilização de cães e gatosO controle reprodutivo de cães e gatos na cidade de Ferraz de Vasconcelos poderá ser implantado pela Prefeitura Municipal, em breve. A medida foi sugerida pelo vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 26. Além disso, junto com o processo de esterilização, o parlamentar cobra ainda que o setor competente faça a identificação, o registro e desenvolva campanhas educativas para alertar a população para a importância da posse responsável de animais de estimação.

Para ele, cuidar, sobretudo, de bichos abandonados na cidade, ou seja, de cachorros e de gatos representa, na realidade, uma questão de saúde pública. Por isso, Willians do Gás disse que considera muito importante o engajamento da administração local objetivando proporcionar o bem-estar de animais soltos e, ao mesmo tempo, propiciar meios para incentivar os donos a zelar do seu bicho de estimação e não jogá-lo na rua na primeira oportunidade. “O problema está aí e, portanto, o poder público não pode ignorar ”, diz Willians do Gás.

Na Câmara Municipal, já tramita um projeto de lei de sua autoria criando o Dia do Protetor de Animais a ser comemorado no município, anualmente, em 04 de outubro. A matéria prevê ainda que o assunto faça parte do calendário oficial de eventos. Na oportunidade, será viável a municipalidade promover palestras e outras atividades direcionadas a proteção de animais em geral. O texto poderá ser votado em primeira discussão na sessão ordinária no próximo dia 09, a partir das 18h.

Na segunda-feira, o vereador sugeriu também que a municipalidade estude a possibilidade de instituir um “selo social” que seria concedido a empresas, entidades do terceiro setor, ligadas ao meio ambiente e a órgãos públicos, que, de fato, demonstrem compromisso com a área social no município. Na prática, a criação desse certificado contribuiria para estimular o envolvimento dos citados segmentos em projetos voltados à promoção e ao desenvolvimento social municipal.

Por Pedro Ferreira.