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Valtinho do Ipanema propõe Acessa São Paulo em estação

Vereador Valtinho do Ipanema (PROS) pede Acessa SP na estação centralPor sugestão do vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, a estação ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) localizada no centro de Ferraz de Vasconcelos poderá instalar, em breve, um posto do programa de inclusão digital Acessa São Paulo. A solicitação do parlamentar a diretoria da CPTM foi feita em forma de requerimento aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, no dia 08 do corrente.

Segundo ele, a implantação de uma unidade do Acesso São Paulo na estação recém-inaugurada é uma justa reivindicação de munícipes. Coordenado pela subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão da Secretaria Estadual de Governo, o Acessa São Paulo oferece para a população situada nos 645 municípios paulistas contato a novas tecnologias da informação e comunicação, de maneira especial à internet. Com isso, o roteiro contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico de cidadãos paulistas.

No fundo, para alcançar as suas metas, o Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos dotados com computadores garantindo assim conexão gratuita e livre à rede mundial de computadores. Na prática, a principal visão do projeto de inclusão digital é aumentar o acesso e a utilização de redes de conectividade em todo o Estado de São Paulo. Sendo, portanto, uma referência no País e no restante do planeta. Essa prestação de serviço de utilidade pública procura levar em consideração os aspectos da sustentabilidade ambiental e educacional.

O programa criado, em 2000, tem como valores fundamentais o respeito ao cidadão, a excelência, a ética, a colaboração, a transparência e o acolhimento. Para está presente em cada cidade paulista, o governo estadual fecha parcerias com prefeituras municipais que cedem o espaço e monitores que são qualificados por especialistas. Hoje, os postos locais são a maior parcela do Acessa São Paulo. Em seus 15 anos, o plano já ofereceu mais de 82 milhões de atendimentos presenciais, de 52 milhões de acesso ao portal e mais de três milhões de usuários cadastrados. No momento, são mais de 849 unidades em operação.

Por Pedro Ferreira.