You are currently viewing Vereador quer a criação de Centro de Referência do Idoso

Vereador quer a criação de Centro de Referência do Idoso

Vereador Willians do Gás (PSB) propõe a criação de CRI em FerrazA Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos poderá implantar um Centro de Referência do Idoso (CRI), em breve. Para tanto, o Poder Executivo precisaria fechar apenas um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde. Aliás, a criação da medida no município está sendo sugerida pelo vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás. O pedido do parlamentar socialista ocorreu por meio de uma indicação apresentada no começo deste mês.

As unidades foram pensadas para proporcionar assistência integral à pessoa idoso abrangendo, por exemplo, o atendimento médico em suas diversas especialidades. Além disso, no CRI, os beneficiados recebem terapia ocupacional, apoio social e espaços de lazer, em geral. Com isso, os idosos têm a sua disposição sala de leitura, de teatro e, ao mesmo tempo, podem participar de coral e de outros cursos. Esses espaços públicos voltados ao segmento dispõem ainda de acesso grátis a internet.

O vereador também elaborou um projeto de lei já em tramitação propondo a Semana de Combate ao Lúpus a ser feita todos os anos no período compreendido a 10 de maio. O evento possui por objetivo alertar a população sobre a importância de cuidar, corretamente, a doença. O lúpus é uma enfermidade autoimune que afeta, sobretudo, a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Na prática, as doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano.

Por sua vez, o texto de Willians do Gás ainda não tem data para ser aprovado em plenário. Em contrapartida, na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 19, a partir das 18h, os vereadores devem votar em primeira discussão a matéria de sua autoria instituindo no âmbito do município o Dia do Cabeleireiro e Atividades Afins a ser comemorado, anualmente, em 03 de novembro. De um modo geral, proposta representa uma justa homenagem à categoria que atua na cidade.

Por Pedro Ferreira.