You are currently viewing Willians do Gás comemora a realização do “outubro rosa”

Willians do Gás comemora a realização do “outubro rosa”

Vereador Willians do Gás (PSB) festeja prevenção ao câncer de mamaAutor da lei nº 3.024, de 12 de novembro de 2010 que instituiu o chamado “Outubro Rosa”, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás comemora mais uma edição da campanha de prevenção ao câncer de mama em mulheres. O evento ocorre durante todo o mês, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Especializado na Saúde da Mulher, o Mais Mulher, no Sítio Paredão.

A programação inclui os serviços de atendimento médico e da análise clínica. O trabalho também prevê a atualização da caderneta de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, neste sábado, dia 03, exclusivamente, ficarão abertos os postos de saúde localizados nas Vilas São Paulo, Santo Antonio e Santa Margarida, no Jardim Castelo e no Parque São Francisco. Já no dia 24, será promovida uma caminhada de incentivo à prevenção do câncer de mama na região central da cidade.

No período, as mulheres devem fazer exames de papanicolau, receber orientação sobre como fazer o autoexame e participar de testes rápido para detectar doenças como, por exemplo, a sífilis e o HIV. Além disso, o público feminino poderá acompanhar palestras sobre o assunto. Para simbolizar a campanha, a Prefeitura Municipal também decorou todos os pontos de saúde com a cor rosa. Para o secretário da pasta e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), o diagnóstico precoce é muito importante para a cura da enfermidade.

No Brasil, somente este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 57 mil novos casos de câncer de mama podem ser registrados. No País, apenas, em 2013, 14.207 mulheres morreram por causa da terrível doença. “Por isso, é extremamente vital as mulheres fazerem a prevenção do câncer de mama. Afinal de contas, a prevenir é ainda a melhor saída”, completa Willians do Gás. Ele elogiou a Prefeitura Municipal por promover a campanha de sua autoria. Por sua vez, a campanha “Outubro Rosa” começou na década de 90, nos Estados Unidos.

Por Pedro Ferreira.