You are currently viewing Vereador Tenório participa da audiência do Plano Diretor

Vereador Tenório participa da audiência do Plano Diretor

Vereador Luiz Tenório (microfone) em audiência pública do Plano DiretorO vereador (microfone) Luiz Tenório de Melo (PR) participou da 3ª audiência pública para discutir o novo Plano Diretor Participativo (PDP) de Ferraz de Vasconcelos, no sábado, dia 15, na Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis. Para ele, trata-se de um projeto muito importante que vai sem dúvida alguma dá um norte no processo de crescimento e de desenvolvimento estratégico da cidade. Afinal, o município nunca teve proposta deste porte.

Na realidade, o atual estudo é um aprofundamento do iniciado, em 2006, quando a municipalidade às pressas fora obrigada a elaborar a lei nº 176 e, com isso, cumprir a grosso o chamado Estatuto das Cidades. Na prática, apesar desse parâmetro, o pessoal da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), de São Paulo, em parceria com técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento começaram da estaca zero o levantamento.

Por isso, o vereador Luiz Tenório considera esse trabalho de coleta de dados muito sério desenvolvido por especialistas da Fundespa contratada pelo Poder Executivo e pelos servidores do Planejamento liderados pelo titular da pasta, o ex-vereador e engenheiro, Silas Faria de Souza. “O novo Plano Diretor aborda, por exemplo, o Jardim São José, hoje, tido uma zona agrícola, porém, passará a ser mista”, explica Luiz Tenório.

Membro da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos (CPOSP) da Câmara Municipal, o parlamentar republicano só lamenta a ausência da comunidade na discussão sobre um assunto vital para o futuro da cidade. Aliás, o PDP contém seis eixos-centrais: a regularização fundiária; a produção habitacional; a conservação da bacia do Rio Guaió; a preservação e drenagens ; a destinação de áreas para a construção de equipamentos públicos e o zoneamento estrutural.

                                                                                 Apresentação

O prefeito da cidade, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, faz uma apresentação da minuta do PDP nesta quarta-feira, dia 19, às 10h30, na Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis. O evento deve reunir secretários municipais, vereadores e representantes da Fundespa em geral, entre outros, convidados. Depois, o Poder Executivo encaminhará o texto para apreciação da Câmara Municipal, o que poderá ocorrer até o final deste ano. O novo PDP vai proporcionar o desenvolvimento estratégico do município nas próximas décadas.

Por Pedro Ferreira.