You are currently viewing Ferraz contratará agentes para atuarem contra a dengue

Ferraz contratará agentes para atuarem contra a dengue

Mosquito da denguePara reforçar o trabalho de prevenção ao mosquito da dengue (foto), no município, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos decidiu pela contratação de 100 agentes comunitários de saúde. Por isso, o Poder Executivo encaminhou um projeto de lei com essa finalidade à Câmara Municipal. O Texto foi lido na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 30 e, no momento, tramita nas comissões competentes e na Procuradoria Jurídica da Casa.

Na mensagem enviada ao Poder Legislativo, a administração da cidade garante, que, atualidade, a atual equipe de agentes comunitários de saúde é formada por apenas 50 servidores e, portanto, não tem sido suficiente para enfrentar a epidemia de dengue que vem assustando toda a população ferrazense. Os futuros funcionários deverão ser admitidos por meio de um concurso público, conforme estabelece a legislação em vigor. Com isso, eles farão parte do quadro permanente de pessoal da municipalidade.

Além disso, a matéria prevê que os candidatos aos 100 cargos de agentes comunitários de saúde vão precisar ter o ensino médio. Os futuros profissionais terão uma carga semanal de 40h e um salário de R$828,67 por mês. Por sua vez, o projeto de lei com esse objetivo poderá ser votado em primeira discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 06, a partir das 18h. Depois, o texto passará ainda por deliberação em segundo turno para, finalmente, ir à sanção do Poder Executivo.

Apesar do esforço do pessoal da saúde municipal, a epidemia de dengue está sendo considerada mais alarmante na região periférica da cidade, sobretudo, em bairros como, por exemplo, o Jardim São João. Na prática, a situação vivenciada pelo município reflete o fato de o Estado de São Paulo concentrar o maior número de casos da doença no País. Neste caso, estima-se que mais de 123 mil pessoas contraíram o vírus da dengue em todo o território paulista.

Por Pedro Ferreira.