You are currently viewing Câmara aprova moção de aplauso ao senador Romário

Câmara aprova moção de aplauso ao senador Romário

Vereador Valtinho do Ipanema (PROS) faz homenagem ao senador RomárioA Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em única discussão moção de aplauso para com o senador fluminense, Romário de Souza Faria (PSB), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 30. O texto de autoria do vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, no entanto, assinado pelo restante da Casa é um reconhecimento pelo ato em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia 19, em Brasília. Na realidade, a data é festejada no dia 21 de março.

Porta-voz dos portadores do distúrbio genético, o então deputado federal (2011 a 2014), Romário transformou à questão da Síndrome de Down em assunto importante no cotidiano da Câmara dos Deputados. Agora, ele continua com a sua luta em prol da causa no Senado. Por sua vez, as pessoas afetadas com esse distúrbio genético podem ter habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente, variando de retardo mental leve a moderado.

Além disso, os portadores possuem maior risco de sofrer problemas cardíacos congênitos. Já o Dia Internacional da Síndrome de Down tem por finalidade promover a conscientização da população a respeito da inclusão social e, ao mesmo tempo, reforçar a cobrança pela adoção de políticas públicas voltadas para o setor, ou seja, aumentar a visibilidade social de portadores do distúrbio genético. Vale destacar que a Síndrome de Down não deve ser considerada como uma doença.

No Brasil, segundo o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, existem, aproximadamente, 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência física ou mental. Desse total, o órgão calcula que o País possua mais de 300 mil indivíduos afetados pela Síndrome de Down, o que representa uma prevalência para cada 600 nascimentos. O próprio senador, Romário tem a felicidade de ser papai de uma garotinha portadora do citado distúrbio genético.

 Por Pedro Ferreira.