You are currently viewing Pastoral do Idoso pede socorro por faltar remédios

Pastoral do Idoso pede socorro por faltar remédios

Vereador Carlos Ciriaco (1º dir) em reunião com membros da Pastoral do IdosoRepresentantes da Pastoral do Idoso da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no centro e da Comunidade Católica Santo Antonio, ambas em Ferraz de Vasconcelos, estão denunciando a falta de remédios de uso contínuo em postos de saúde locais. Para tentar encontrar uma resposta para saber o motivo e, com isso, fazer com que a municipalidade resolva esse grave problema, membros da entidade reuniram-se com o vereador (1º dir) Carlos Ciriaco dos Santos (PR), na segunda-feira, dia 1º, na Câmara Municipal, no centro.

Além disso, o grupo da chamada Melhor Idade questionou também a ausência de um médico geriatra para efetuar o atendimento especializado na rede básica de saúde da cidade. Para a coordenadora da Pastoral do Idoso, Maria Pereira, na atualidade, o pessoal de Melhor Idade vem passando por inúmeras dificuldades para ser atendido de forma correta em postos de saúde e, principalmente, sofrendo por conta da falta de fornecimento de médicos essenciais. Segundo ela, a saída usada pela maioria está sendo procurar remédios na capital paulista como, por exemplo, no Jardim Soares.

A coordenadora afirmou ainda que a Pastoral do Idoso fora criada, justamente, para sensibilizar a sociedade e, sobretudo, o poder público a adotar políticas públicas, de fato, voltadas aos interesses do segmento, ou seja, a categoria quer mais atenção dos governantes e, ao mesmo tempo, assegurar mais qualidade de vida. Em tom taxativo, Maria Pereira acrescentou, que, infelizmente, na prática, o Estatuto do Idoso não saiu do papel e, portanto, continua sendo desrespeitado por quem deveria zelar por seu efetivo cumprimento. A representante criticou ainda a falta de acessibilidade na cidade.

No encontro, a coordenadora da Pastoral do Idoso estava acompanhada das integrantes, Maria de Jesus Gregório, Maria Benedita Pereira Freitas, Maria Mafalda Gomes dos Santos e de José Monteiro de Lacerda. Por sua vez, o vereador Carlos Ciriaco disse que vai apresentar um requerimento a Prefeitura Municipal cobrando explicação sobre o não fornecimento de remédios básicos a idosos, em geral, e fazer uma indicação para que o Poder Executivo contrate médicos geriatras. Os documentos deverão ser lidos na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 08, a partir das 18h. O assessor parlamentar Diego Santos, o Dieguinho também participou da audiência.

Por Pedro Ferreira.