You are currently viewing Profissionais de enfermagem lutam por redução de jornada

Profissionais de enfermagem lutam por redução de jornada

Vereador Willians do Gás (PSB) apoia redução da jornada de enfermeirosEnfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem lutam pela aprovação do projeto de lei nº2.295/2000, que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. O texto em tramitação no Congresso Nacional altera a lei nº7.498/86 que regulamentou o exercício dessas profissões no País. Para pressionar a votação da matéria de autoria do então senador, Lúcio Alcântara (PSDB-CE), o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás apresentou moção de apoio na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20.

Na moção de apoio em tramitação na Câmara Municipal, Willians do Gás define que a diminuição da carga horária de trabalho de profissionais de enfermagem objetiva, sobretudo, a preservação da saúde desses trabalhadores e, ao mesmo tempo, contribuir para aumentar a segurança dos próprios usuários. No texto, o parlamentar ferrazense cita ainda que no cenário atual no que se refere às políticas públicas, o pessoal da área de assistência social já conseguiu a sua redução da jornada de trabalho para 30 horas por semana. Para ele, não existe nenhum tipo de dúvida que a mudança no número de horas trabalhadas trará um impacto, altamente, positivo no dia-a-dia da categoria.

Além disso, a batalha pela aprovação do projeto, em Brasília, também justifica-se pela exposição direta às doenças, a acidentes e riscos profissionais. Enfim, o contato constante com muitas vidas em sofrimento, o perigo iminente da morte e a dor humana produzem como consequência o desgaste físico e emocional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A presente reivindicação da categoria não representa, meramente, uma ação corporativa de defesa de privilégios, mas sim, de uma briga por melhores condições de trabalho, já que, o profissional de enfermagem é o único que permanece no atendimento direto ao paciente durante 24 horas nos 365 dias do ano.

No fundo, trata-se de um anseio histórico da categoria que conta inclusive com a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado a Organização das Nações Unidas (ONU). Pela OIT, a jornada de 30 horas é a melhor alternativa para trabalhadores da saúde e pacientes do planeta. A adoção da medida também ajudaria na criação de novas vagas no mercado de trabalho formal. A moção de apoio também assinada pela maioria da Casa poderá ser aprovada em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 27, a partir das 18h. Depois, cópias serão enviadas para a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e para o Conselho Regional de Enfermagem no Estado de São Paulo (Coren).