You are currently viewing Petista cobra atualização urgente do Plano Diretor local

Petista cobra atualização urgente do Plano Diretor local

Vereador Claudio Ramos (PT) lidera movimento por atualização do Plano DiretorEm vigor desde 2006, o Plano Diretor de Ferraz de Vasconcelos precisa passar por uma nova atualização, segundo o vereador petista (foto) Claudio Ramos Moreira. Para obter mais informações de como anda o processo de discussão a respeito do assunto na esfera municipal, ele apresentou um requerimento no final do mês passado. Para Claudio Ramos, a reforma do Plano Diretor deve ser feito com a máxima urgência, tendo em vista, a existência de vários imóveis irregulares,  no município.

O petista cita como exemplo a situação do Jardim São José, próximo ao bairro do Cambiri que pela atual legislação ainda é considerado como uma área rural, o que impossibilita a regularização de casas e, consequentemente, prejudica a arrecadação de impostos. “Convém ressaltar que o Plano Diretor é um instrumento básico da política de planejamento, desenvolvimento e ordenação do território municipal que visa garantir o equilíbrio das funções sociais, econômicas, administrativas, culturais e ambientais”, diz.

Na prática, o Plano Diretor assegura a função social da propriedade, ou seja, permite a ocupação planejada da área territorial do município. Além disso, a medida estimula a criação de empregos e melhoria da renda, a expansão de redes de infraestrutura urbana, possibilitando melhores condições habitacionais à população de baixa renda por meio da regularização fundiária e urbanística. De acordo com Claudio Ramos, independente da resposta do seu requerimento, ele pretende marcar uma reunião com prefeito, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló para tratar o tema, em breve.

Também um dos assinantes do requerimento, o vereador Luiz Tenório de Melo (PR) acredita que o chefe do Poder Executivo tem de agir com firmeza em relação à atualização do Plano Diretor. O mesmo tipo de pensamento tem os colegas Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Marcos Antonio Castello (SDD), o Ratinho e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete. Em geral, eles definem que as possíveis mudanças no projeto tendem a melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Por Pedro Ferreira.